Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2614
Título: | Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates |
metadata.dc.creator: | NUNES, Geanne Xavier |
Palavras-chave: | Estudo de revisão;Plataformização;Tecnologias;Educação |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | NUNES, Geanne Xavier. Educação e plataformização: cenários, apropriações e embates. Orientador: Gilson Cruz Junior. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2614 |
Abstract: | This article seeks to understand the phenomenon of the platformization of education through a review study focused on Brazilian bibliographic production on the subject. The results of the analysis process of the works in the sample were organized according to analytical-descriptive categories related to: a) scenarios and concepts; b) uses and appropriations; c) challenges and implications. In terms of results, it points out that, given the trend of expanding platformization in education, it is essential for professionals and researchers to develop a critical and systematic approach in order to counter the hegemony and interests of technology industries regarding the production of discourses and digital systems linked to this scenario. |
Resumo: | Este artigo busca compreender o fenômeno da plataformização da educação por intermédio de um estudo de revisão voltado à produção bibliográfica brasileira sobre o tema. Os resultados do processo de análise dos trabalhos na amostra foram organizados de acordo com categorias analítico-descritivas que dizem respeito a: a) cenários e conceitos; b) usos e apropriações; c) desafios e implicações. Em termos de resultados, aponta que, diante da tendência de expansão da plataformização da educação, é fundamental o amadurecimento de uma abordagem crítica e sistemática por parte de profissionais e pesquisadores, no intuito de fazer frente à hegemonia e aos interesses das indústrias de tecnologia no tocante a produção de discursos e sistemas digitais vinculados a esse cenário. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2614 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducaçãoEPlataformizaçãoCenários.pdf | 614,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.