Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2615
Título: Desenvolvendo o pensamento computacional com a computação desplugada – um relato de experiência com jovens em situação de vulnerabilidade social
metadata.dc.creator: SOARES, Paulo Vinícius dos Santos
Palavras-chave: Pensamento Computacional;Computação Desplugada;Aprendizagem
Data do documento: 22-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOARES, Paulo Vinícius dos Santos. Desenvolvendo o pensamento computacional com a computação desplugada – um relato de experiência com jovens em situação de vulnerabilidade social. Orientador: Socorro Vânia Lourenço Alves. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em:
Abstract: This course conclusion work aims to present an experience report of a project, which was developed with young people from a community located in the city of Santarém, in a situation of social vulnerability. In order to teach them computational thinking, its 4 pillars were worked on, namely: decomposition, pattern recognition, abstraction and algorithm. Working on these skills is extremely important, as they are the basis for developing other skills necessary for areas such as mathematics, logical reasoning, among others. With the purpose of assisting in its development, a primer with activities was developed, in which the concepts of computational thinking were taught through unplugged computing. These activities were developed in a regionalized manner, with the aim of teaching and cultivating Amazonian culture. Furthermore, as a way of measuring students' knowledge, a before and after questionnaire was carried out for comparison. As a main result, better learning and cognitive development of students in skills involving computational thinking were observed.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto, que foi desenvolvido com jovens de uma comunidade localizada na cidade de Santarém, em situação de vulnerabilidade social. Com a finalidade de ensinar-lhes o pensamento computacional, foram trabalhados seus 4 pilares, sendo eles: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo. Trabalhar essas habilidades é de suma importância, pois são a base do desenvolvimento de outras habilidades necessárias para áreas como matemática, raciocínio lógico entre outros. Com o propósito de auxiliar no seu desenvolvimento, foi desenvolvida uma cartilha com atividades, nas quais os conceitos do pensamento computacional foram ensinados através da computação desplugada. Tais atividades foram elaboradas de forma regionalizada, com o intuito de ensinar e cultivar a cultura amazônica. Além disso, como forma de mensurar o conhecimento dos alunos, foi realizado um questionário de antes e depois para comparação. Como resultado principal, foi constatado um melhor aproveitamento na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos alunos nas habilidades que envolvem o pensamento computacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2615
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Informática Educacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DesenvolvendoOPensamentoComputacional.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.