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Título: Computação desplugada com jogos: desenvolvendo o pensamento computacional no Colégio Cívico Militar José de Alencar
metadata.dc.creator: MORAES, Thayane Patricia Rocha
Palavras-chave: Pensamento Computacional;Desplugados;Jogos Educativos
Data do documento: 25-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MORAES, Thayane Patricia Rocha. Computação desplugada com jogos: desenvolvendo o pensamento computacional no Colégio Cívico Militar José de Alencar. Orientador: Enoque Calvino Melo Alves. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática Educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2617
Abstract: This study investigates the impact of introducing Computational Thinking (CT) in primary and secondary education through unplugged, playful methods to stimulate problemsolving and cognitive skills in students. Based on the concepts of Jeannette Wing and other researchers, Computational Thinking is structured into four main pillars: decomposition, abstraction, pattern recognition, and algorithm creation. The research involved a literature review and the practical application of educational games, such as Caesar Cipher, Pixel Art, and Maze, to work on these pillars. The activities were implemented in two classes at a civic-military school, with initial and final assessments to measure student progress. Results indicate a significant improvement in students' understanding and interest in block programming, highlighting the effectiveness of games in introducing programming concepts and promoting critical thinking skills.
Resumo: Este trabalho explora o impacto da introdução do Pensamento Computacional (PC) no ensino fundamental e médio, utilizando métodos lúdicos e desplugados para estimular habilidades de resolução de problemas e cognitivas em estudantes. Inspirado nos conceitos de Jeannette Wing e outros pesquisadores, o estudo estrutura o Pensamento Computacional em quatro pilares principais: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e criação de algoritmos. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e a aplicação prática de jogos educativos, como a Cifra de César, Pixel Arte e Labirinto, para trabalhar esses pilares. As atividades foram implementadas em duas turmas de um colégio cívico-militar, com avaliações iniciais e finais para medir o progresso dos alunos. Os resultados indicam uma melhoria significativa no entendimento e interesse dos alunos em programação em blocos, com destaque para a efetividade dos jogos na introdução de conceitos de programação e na promoção de habilidades de pensamento crítico.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2617
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