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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2623
Título : | As Terapias e Atividades Assistidas com Equinos como uma estratégia terapêutica para indivíduos com Paralisia Cerebral no interior da Amazônia |
metadata.dc.creator: | PARENTE, Ana Clara Cunha |
Palabras clave : | Paralisia cerebral;Terapia Assistida por Cavalos;Transtornos das Habilidades Motoras |
Fecha de publicación : | 2024 |
Editorial : | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citación : | PARENTE, Ana Clara Cunha.As Terapias e Atividades Assistidas com Equinos como uma estratégia terapêutica para indivíduos com Paralisia Cerebral no interior da Amazônia. Orientador: Kedson Alessandri Lobo Neves; Coorientadora: Mary Glaucy Brito Chianca Neves. 2024. 54 f. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Instituto de Biodiversidades e Florestas, Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2623. Acesso em: . |
Resumen : | Cerebral Palsy (CP) describes a group of permanent disorders of motor development and posture, causing limitation of activity, that are attributed to non-progressive disorders that have occurred in the maturing fetal or infant brain. Therefore, Equine Assisted Therapies and Activities emerge as a therapeutic method that uses the horse within an interdisciplinary approach seeking the biopsychosocial development of people with disabilities and/or special needs. The objective of this study is to understand the effects that TAAE have on individuals with Cerebral Palsy in the interior of the Amazon. This is a descriptive cross-sectional study, conducted with individuals, of both sexes, aged 6 to 17 years old diagnosed with Cerebral Palsy in an Interdisciplinary Center for Equine Therapy. Participants were investigated using the following instruments: Gross Motor Function Classification System (GMFCS), Mobility Assessment Scale for Hippotherapy (EAMEQ), Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computerized Adaptive Testing (PEDI-CAT), Assessment form and Diary field. The data obtained were analyzed using descriptive statistics with the IBM SPSS Statistics software. The study was approved by the Research Ethics Committee. The sample, with a mean age of 12.40 ± 4.72, with the majority being male (80.0%), presented other associated diagnoses such as Autism Spectrum Disorder (60.0%), microcephaly (40.0%) and West syndrome (20.0%). Participants have little independence in riding and driving the horse. However, with the hippotherapy sessions they developed trunk support, social and cognitive skills. It is concluded that this type of treatment influences several aspects of the psychomotor development of individuals with Cerebral Palsy. |
metadata.dc.description.resumo: | A Paralisia Cerebral (PC) descreve um grupo de distúrbios permanentes do desenvolvimento motor e da postura, causando limitação da atividade, que são atribuídos a distúrbios não progressivos que ocorreram no cérebro fetal ou infantil em maturação. Sendo assim as Terapias e Atividades Assistidas com Equinos (TAAE) surgem como um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. O objetivo deste estudo é compreender os efeitos que as TAAE exercem em indivíduos com Paralisia Cerebral no interior da Amazônia. Trata-se de um estudo transversal descritivo, conduzido com indivíduos, de ambos os sexos, idade de 6 a 17 anos diagnosticados com Paralisia Cerebral em um Centro Interdisciplinar de Equoterapia. Os participantes foram investigados utilizando os instrumentos: Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS), Escala de Avaliação de Mobilidade para Equoterapia (EAMEQ), Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Testagem Computadorizada Adaptativa (PEDI-CAT), Ficha de avaliação e Diário de campo. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com o software IBM SPSS Statistics. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. A amostra, com média de idade de 12,40 ± 4,72, sendo maioria do sexo masculino (80,0%), apresentaram outros diagnósticos associados como Transtorno do espectro autista (60,0%), microcefalia (40,0%) e síndrome de West (20,0%). Os participantes possuem pouca independência nas atividades de montar e conduzir o cavalo. Porém, com as sessões de equoterapia desenvolveram sustentação de tronco, habilidades sociais e cognitivas. Conclui-se que este tipo de tratamento influencia em diversos aspectos do desenvolvimento psicomotor de indivíduos com Paralisia Cerebral. |
URI : | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2623 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Biociências (Mestrado) |
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