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dc.contributor.advisor1SOUZA, Maria de Fátima Matos de-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:14:15Z-
dc.date.available2021-02-19T19:14:15Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.citationLIMA, Marinete Costa de. Programa Ensino Médio Inovador: universalização do ensino médio em Santarém – PA, no período de 2012 a 2014. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/263. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/263-
dc.description.abstractThe proposal inducing the full-time policy in the country is encouraged by the implementation of the More Education Program, which was created with the aim of providing subsidies to the development of this policy. In the municipality of Santarém, the establishment of this policy, carried out by means of the adherence to the program in 2009, had the intention of promoting the full-time education of children and adolescents with activities related to ethic, moral and social values. Amid this debate, the continued formation of teachers is considered as a key element to the development of the policy. Given these questions, the following question is made: how the process of continued formation contributes to the work of teachers that work in full-time schools in the municipality of Santarém? The research had the aim of analyzing how the process of continued formation has been carried out to contribute to the activities of professors that work in full-time schools in the municipality of Santarém. This is a qualitative survey based on a documentary and field research undertaken in both schools of full-time in the municipality: Frei Fabiano Merz School, situated on the countryside, and Irmã Dorothy Mae Stang, situated on the countryside. In order to reach the proposed objective, it was carried out a survey and a study of the literature on integral education, full time school and continued formation of teachers, documents prepared and disseminated by the Ministry of Education - MEC; National, State and Municipal Education Plans and Political Pedagogical Projects of the schools researched. The techniques and instruments used to obtain the collected data were the documentary analysis, content analysis and semi-structured interviews with: 01 Coordinator of the More Education Program, 02 Directors and 05 Teachers. It was found that teachers did not receive training to work in full-time schools. Continued training aimed at these professionals takes place in pedagogical meetings, among peers or through training provided by SEMED. Finally, a more detailed discussion about continued formation for teachers in the school context is not only timely but also fundamental. The research led to the understanding that a greater alignment of this training in the contribution of the teaching action in the professional development of the teachers who work in the full-time schools is lacking.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Ensino Médio Inovadorpt_BR
dc.titlePrograma Ensino Médio Inovador: universalização do ensino médio em Santarém – PA, no período de 2012 a 2014pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI): Universalização do Ensino Médio em Santarém-Pará, em um recorte temporal de 2012 a 2014. A pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa de História, Política e Gestão Educacional na Amazônia, do PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O ProEMI foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Resolução nº 63, de 15 de dezembro de 2009que autoriza destinação de recursos às unidades escolares de Ensino Médio Regular não profissionalizante das redes de ensino dos Estados e do Distrito Federal selecionadas para integrarem o Programa Ensino Médio Inovador, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e em suas considerações destaca a necessidade de promover ações compartilhadas com os Estados e o Distrito Federal, para melhoria do ensino médio regular não profissionalizante e a perspectiva de universalização do acesso e permanência de todos os adolescentes de 15 a 17 anos nesta etapa da educação básica (FNDE/MEC, 2009) e instituído pela Portaria nº 971, de 09/10/2009. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a contribuição do ProEMI para o acesso e permanência dos alunos no Ensino Médio nas escolas estaduais de Santarém-Pará, no período de 2012 a 2014. Para o estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quali- quantitativa para o tratamento e análise dos dados coletados. Para a pesquisa documental foram selecionados e organizados os documentos oficiais e não oficiais, da Secretaria de Educação (SEDUC-PA), com abordagem nas taxas de rendimentos e matrículas do Ensino Médio e documentos do Ministério da Educação (MEC) pertinentes às políticas educacionais do ProEMI. E para a pesquisa bibliográfica, foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta. O referencial teórico parte dos estudos de Aranha (1996); Abreu (2005); Ciavatta (2005); Cunha (2014); Cury (2002); Davalo (2008); Freitas e Biccas (2009); Frigotto (2005, 2014); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Ghiraldelli (2001, 2009); Germano (1994); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012); Kuenzer (1997, 2009); Oliveira (2002); Paglia (2015); Piletti (1995); Pinto (2007), Ramos (2011); Saviani (2010); Silva Filho e Lima Araújo (2017) entre outros. Os dados apresentados na pesquisa revelam que o ProEMI contribuíu na melhoria da qualidade das atividades e projetos pedagógicos das escolas, considerando que elas receberam recursos financeiros para investimento na compra de equipamentos e materiais pedagógicos, porém quando nos reportamos ao acesso e permanência dos alunos na escolas, percebemos que o ProEMI contribuiu para garantia do direito à educação, mas não garantiu a permanência dos alunos na escola. Assim, consideramos que as políticas de investimentos em educação são importantes, porém não são determinantes para garantir a entrada e permanência dos alunos nas escolas, considerando que existem muitos fatores internos e externos que contribuem para o sucesso ou o fracasso da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorLIMA, Marinete Costa de-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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