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Título: Uma análise dos recursos públicos destinados à educação no município de Oriximiná do período de 2007 a 2022
metadata.dc.creator: SILVA, Vitória Maria Repolho da
Palavras-chave: Educação;Orçamento;Oriximiná
Data do documento: 25-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Vitoria Maria Repolho da. Uma análise dos recursos públicos destinados à educação no município de Oriximiná do período de 2007 a 2022. Orientador: Enio Erasmo de Oliveira Ramalho. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Sociedade, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2670
Abstract: The research aims to analyze public resources allocated to education in the municipality of Oriximiná, in Pará, and evaluate how these investments impact local educational indicators. There is a gap in the literature regarding the analysis of resources allocated to education and their relationship with the educational indices of municipalities in northern Brazil, especially in Oriximiná, and the present research seeks to fill this gap, correlating public resources with the educational performance of the city. The monograph addresses topics such as the right to education, public policies and budgets allocated to the educational sector. In the data analysis there is a review of public resources invested in education in the municipality in the period from 2007 to 2022, followed by a discussion of the educational indices of Oriximiná. To develop the work, quantitative, descriptive, documentary and bibliographic analysis methods were applied. Note that Oriximiná limits its investments in education, so FUNDEB plays a fundamental role in financing municipal education. However, it was also seen that the IDEB score in the municipality is not approved with the high approval rate in the municipal network. The research reinforces the idea that efficient resource management can effectively change the reality of a municipality.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar os recursos públicos destinados à educação no município de Oriximiná, no Pará, e avaliar como esses investimentos impactam os indicadores educacionais locais. Há uma lacuna na literatura referente à análise dos recursos destinados à educação e sua relação com os índices educacionais no norte do Brasil, especialmente em Oriximiná e a presente pesquisa busca preencher essa lacuna, correlacionando os recursos públicos com o desempenho educacional do município. A monografia aborda temas como o direito à educação, políticas públicas e orçamentos destinados ao setor educacional. Na análise de dados há uma revisão dos recursos públicos investidos na educação do município do período de 2007 a 2022, seguido de uma discussão dos índices educacionais de Oriximiná. Para desenvolver o trabalho foram aplicados métodos de análise quantitativa, descritiva, documental e bibliográfica. Observou-se que Oriximiná limita seus investimentos em educação, de forma que o FUNDEB desempenha um papel fundamental no financiamento da educação municipal. Entretanto, viu-se também que a nota do IDEB no município não está alinhada com o elevado índice de aprovação na rede municipal. A pesquisa reforça a ideia de que uma gestão eficiente de recursos pode efetivamente mudar a realidade de um município.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2670
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

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