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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:50:26Z-
dc.date.available2021-02-19T19:50:26Z-
dc.date.issued2017-11-13-
dc.identifier.citationGOMES, Tânia Castro. A educação integral e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: singularidades desta política em uma escola estadual. Orientadora: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/271. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/271-
dc.description.abstractIn the sense of implementing public policies related to Integral Education, in basic education actions and programs are developed, through the Ministry of Education and Culture / MEC. In High School, as a policy that promotes integral education, ProEMI supports the states in the search for universalization of high school attendance, through the restructuring of the school curriculum, expanding the time in school and the diversity of pedagogical practices, in order to attend to the needs and expectations of students at this level of education. In the field of full-time education, ProEMI articulates the dimensions of work, science, culture and technology, as described in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education. In this context, the objective of this research was to analyze the ProEMI's Innovative Higher Education Program implemented in a state school in Santarém-Pará, from 2012 to 2014. This period is justified by the year of implementation (2012) in the city, and the development of the first cycle of activities related to the program, which will last for three years (2012, 2013 and 2014). In the course of the work we are based on the studies of Anastasiou (2001); Brandão (2007); Castro and Lopes (2011); Coelho (2009); Necklaces and Necklaces (2013); Costa and Rosa (2010); Freitas and Galter (2007); Frigotto (2006); Gadotti (2009); Goch and Colares (2015); Gohn (2001); Guará (2006); Hoffling (2001); Kuenzer (2007); Maroneze and Lara (2009); Moll (2010); Paro (1988, 2009); Rinalde e Silva (2017); Romanelli (2010); Santos (2014), among others. The research was developed through a case study carried out in a school unit in the municipality of Santarém / Pará. It involved standardized data collection techniques, such as semi-structured interviews and, in the discussion of results, we used content analysis (BARDIN, 2011), based on the evidence grouped by categories. The categories listed were: concept of integral education and pedagogical actions in ProEMI. Regarding the results of the research, we identified disparities between the conception of integral education and full time education in the school studied. Regarding the pedagogical actions developed in ProEMI, we observe in the investigation that the guidelines on the effectiveness of the program do not correspond to reality found in the implementation regarding technical, pedagogical and financial advice; the guarantee of execution of the projects originated in the demand of the school community; the obligation to understand the coexistence of ProEMI and PJF in their different conceptions and methodologies; and to the need of pedagogical organization of the school in partial shift to meet proposals of an interdisciplinary curriculum.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectPrograma Ensino Médio Inovadorpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA Educação Integral e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI: singularidades desta política em uma escola estadualpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoNo sentido de efetivar políticas públicas relacionadas à Educação Integral, na educação básica são desenvolvidos ações e programas, por meio do Ministério de Educação e Cultura/MEC. No Ensino Médio, como política indutora da educação integral, o ProEMI apoia os estados na busca da universalização do atendimento do ensino médio, a partir da reestruturação do currículo escolar, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos estudantes desse nível de ensino. No campo da educação em tempo integral, o ProEMI articula as dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI implementado em uma escola estadual em Santarém-Pará, no período de 2012 a 2014. Este período justifica-se por corresponder ao ano de implantação (2012), na cidade, e desenvolvimento do primeiro ciclo das atividades concernentes ao programa, que condizem aos três anos (2012, 2013 e 2014). No percurso do trabalho nos fundamentamos nos estudos de Anastasiou (2001); Brandão (2007); Castro e Lopes (2011); Coelho (2009); Colares e Colares (2013); Costa e Rosa (2010); Freitas e Galter (2007); Frigotto (2006); Gadotti (2009); Goch e Colares (2015); Gohn (2001); Guará (2006); Hoffling (2001); Kuenzer (2007); Maroneze e Lara (2009); Moll (2010); Paro (1988, 2009); Rinalde e Silva (2017); Romanelli (2010); Santos (2014), dentre outros. A investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso realizado em uma unidade escolar do município de Santarém/Pará. Envolveu técnicas padronizadas de coleta de dados, como entrevista semiestruturada e, na discussão dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com base nas evidências agrupadas por categorias. As categorias elencadas foram: conceito de educação integral e ações pedagógicas no ProEMI. Com relação aos resultados da pesquisa identificamos disparidades entre a concepção de educação integral e educação em tempo integral na escola estudada. Sobre as ações pedagógicas desenvolvidas no ProEMI, observamos, na investigação, que as orientações sobre a efetivação do programa não condizem com realidade encontrada na implantação no que se refere ao assessoramento técnico, pedagógico e financeiro; à garantia de execução dos projetos originados na demanda da comunidade escolar; à obrigatoriedade em compreender a coexistência do ProEMI e PJF em suas concepções e metodologias distintas; e à necessidade de organização pedagógica da escola em turno parcial para atender propostas de um currículo interdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorGOMES, Tânia Castro-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado)

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