Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ROCHA, Solange Helena Ximenes-
dc.date.accessioned2021-02-19T20:01:05Z-
dc.date.available2021-02-19T20:01:05Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationNUNES, Márcia Cristina Ximenes Miranda. Educação integral em tempo integral na Amazônia: um diálogo com os profissionais de uma escola pública em Santarém-PA. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/273. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/273-
dc.description.abstractAt the centre of the discussions that permeate the school universe, the policy of working hours has been redefining several pedagogical practices and introducing social changes of restructuring in the role of the school and its professionals. Given this, the study investigates the role of school professionals in articulation with the understanding and perception of the policy that induces the extension of the journey. In this context, we ask ourselves: How do school professionals understand and resignify their work in view of the implementation of the full-time inductive education policy? To understand the professional importance of all school members in the face of this new educational context and its construction, authors such as Moll (2010), Cavaliere (2010), Gadotti (2009), Paro (2009) were defined as theoretical support. , among others. Regarding the theme that involves the Pedagogical Political Project we seek support in the studies of Veiga (1998), Vasconcelos (2000), Gandin (2001), Sarturi (2016). The research is qualitative in nature, being the approach outlined by the Case Study, which seeks to understand the role of school professionals, the understanding of the Pedagogical Political Project and the changes implemented by the More Education (Mais Educação) and New More Education (Novo mais Educação) Programmes, inducing the expansion of school day. The techniques of data collection used were the interview, document analysis, observation with records in the observation diary that contain descriptive reports of the school routine and its subjects (manager, teachers and program monitors). The “locus” of investigation was the Sister Leodgard Gausepohl Municipal Elementary School, located in the urban area of Santarém-Pará. For the data analysis, it was taken as subsidy Bardin (2011), with the content analysis through the following dimensions: a) Subjective / Personal Dimensions, b) Institutional / Organizational, c) Instructional / Relational and d) Sociopolitical. The results contributed to demonstrate how professionals gave a new meaning to their work from the moment they perceived themselves as part of related relationships between reality and their practices in daily school life. These evidences were demonstrated when understanding the relationships with the study dimensions, in which they reflect disruption of old practices and implementation of transformative actions of the educational space and, above all, highlight possibilities in the construction of an Integral Education in the Amazon.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEscolas de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectProfissionais da Educaçãopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleEducação integral em tempo integral na Amazônia: um diálogo com os profissionais de uma escola pública em Santarém-PApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoNo centro das discussões que permeiam o universo escolar, a política de ampliação de jornada vem redefinindo diversas práticas pedagógicas e instaurando mudanças sociais de reestruturação no papel da escola e de seus profissionais. Diante disso, o estudo investiga o papel dos profissionais da escola em articulação com a compreensão e percepção da política indutora de ampliação da jornada. Nesse contexto, nos questionamos: como os profissionais da escola compreendem e ressignificam o seu trabalho diante da implementação da política indutora de educação integral em tempo integral? Para compreender a importância profissional de todos os membros da escola diante desse novo contexto educacional que se apresenta e sua construção, definiu-se como aporte teórico autores como Moll (2010), Cavaliere (2010), Gadotti (2009), Paro (2009), dentre outros. Quanto à temática que envolve o Projeto Político Pedagógico, buscamos apoio nos estudos de Veiga (1998), Vasconcelos (2000), Gandin (2001), Sarturi (2016). A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo a abordagem delineada pelo Estudo de Caso, no qual busca-se compreender o papel dos profissionais da escola, a compreensão do Projeto Político Pedagógico e as mudanças implementadas pelos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação, indutores da ampliação da jornada escolar. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a entrevista, análise documental, a observação com registros no diário de observação, que contêm relatos descritivos da rotina da escola e seus sujeitos (gestor, professores e monitores do programa). O lócus de investigação foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl, localizada na zona urbana da cidade de Santarém-Pará. Para a análise dos dados tomou-se como subsídio Bardin (2011), com a análise de conteúdo através das seguintes dimensões: a) Dimensões Subjetiva/Pessoal, b) Institucional/Organizacional, c) Instrucional/Relacional e d) Sociopolítica. Os resultados contribuíram para demonstrar como os profissionais deram um novo sentido ao seu trabalho, a partir do momento em que se perceberam como parte de relações conexas entre a realidade e suas práticas no cotidiano da escola. Essas evidências foram demonstradas por meio da compreensão das relações com as dimensões de estudo, nas quais refletem rompimento de práticas antigas e implementação de ações transformadoras do espaço educativo e, sobretudo, evidencia possibilidades na construção de uma Educação Integral na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorNUNES, Márcia Cristina Ximenes Miranda-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_EducaçãoIntegralTempo.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons