Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1TANAKA FILHO, Mário-
dc.date.accessioned2021-02-22T17:19:01Z-
dc.date.available2021-02-22T17:19:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Welton Nogueira da. Análises e Reflexões sobre os objetos do conhecimento de matemática aplicados no Enem de 2017 no Município de Santarém-Pa. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/299-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstado Avaliadorpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectObjetos do Conhecimentopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleAnálises e Reflexões sobre os objetos do conhecimento de matemática aplicados no Enem de 2017 no município de Santarém-Papt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise e reflexões em relação aos acertos e erros dos alunos nas questões do ENEM de 2017, do município de Santarém-PA, em relação aos Objetos do Conhecimento de Matemática e suas Tecnologias. Para uma melhor interpretação dos dados foram selecionadas algumas escolas com o intuito de identificar a proficiência no sentido de propôr um melhor planejamento e preparação mais eficaz dos alunos nestes locais. A pesquisa aborda um breve referencial sobre o processo de avaliação no Brasil, desde o estado avaliador até a avaliação em larga escala. Foi realizada uma construção metodológica de obtenção de resultados utilizando códigos de programação em R e usando os Microdados como base de coleta de informações. Como resultado dos procedimentos, as análises foram apresentadas por meio de tabelas e gráficos criadas no software Rstudio e no software Excel, onde foi possível observar o desempenho dos alunos em relação a acertos e erros nas questões do exame.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSILVA, Welton Nogueira da-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AnálisesEReflexõesSobre.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons