Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1COLARES, Anselmo Alencar-
dc.date.accessioned2021-02-22T19:56:38Z-
dc.date.available2021-02-22T19:56:38Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Raimundo Solano Lira. O lugar da biblioteca na escola de tempo integral em Santarém/PA. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/309. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/309-
dc.description.abstractThis study contextualizes the recent changes occurring in the Brazilian public school with the proposal of the federal Government of integral education and the implementation of the full time school, initially tracing a comparative between Brazilian public policies and the actions of some European countries on this issue (MAURÍCIO, 2014). It is discussed how the library of a full-time school could better serve the user who attends it as an educational resource (DURBAN ROCA, 2012), favoring integral education, taking as theoretical discussion the omnilateral formation. The concept of a school library and its current situation is taken, establishing a counterpoint between the pertinent legislation, the policies of the Municipal Department of Education of Santarém/PA on the school library and the specific situation of a library of a full-time school, comprising, in this way, Brazil, the Amazon, the county of Santarém/PA and the school selected for the research. For this, we used the empirical study, observing how the public policies are articulated with the library and what concrete actions to direct the implementation of these policies in the proposed program for the school library. The qualitative research (FLICK, 2009), descriptive and exploratory (GIL, 2008), is adopted, with the general objective of analyzing the library of a full-time municipal school in Santarém/PA in the set of actions foreseen in the policies that induce integral education; and specific: (1) identify the activities developed in this library, considering the perspective of full-time education; (2) record possible changes/modifications or readjustments of the space allocated to the library of the full-time school studied; (3) describe how occurs the articulation between the full-time school and the library, considering the differentiated requirements of time and space for the execution of the activities; (4) record the perception of teachers, students, librarian and manager over the school library. The research reveals a significant distance between library legislation, the prediction established in the municipal and school documents analyzed and the concrete reality of the library studied, thus requiring more effective actions by the Municipal Education Department so that space works as an effective educational resource which broadens the learning opportunities sought by the dominant proposal of integral education and the extension of the school day, also having a meaning for the users and greater involvement in the actions of the school.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleO lugar da biblioteca na escola de tempo integral em Santarém/PApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste estudo contextualiza as mudanças recentes ocorridas na escola pública brasileira com a proposta do Governo federal de educação integral e da implantação da escola de tempo integral, traçando inicialmente um quadro comparativo entre as políticas públicas brasileiras com as ações de alguns países europeus sobre essa questão (MAURÍCIO, 2014). Discute-se, assim, como a biblioteca de uma escola de tempo integral poderia melhor atender ao usuário que a frequenta como recurso educacional (DURBAN ROCA, 2012) favorecedor da educação integral, tomando como discussão teórica a formação omnilateral. Toma-se o conceito de biblioteca escolar e a situação atual delas, estabelecendo um contraponto entre a legislação pertinente, as políticas da Secretaria Municipal de Educação de Santarém/PA sobre a biblioteca escolar e a situação específica de uma biblioteca de uma escola de tempo integral, compreendendo, dessa forma, o Brasil, a Amazônia, o município de Santarém/PA e a escola selecionada para a pesquisa. Para isso, recorreu-se ao estudo empírico, observando como as políticas públicas se articulam com a biblioteca e quais as ações concretas para direcionar a implementação dessas políticas no programa proposto para a biblioteca escolar. Adota-se a pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritiva e exploratória (GIL, 2008), tendo como objetivo geral analisar a biblioteca de uma escola municipal de tempo integral de Santarém/PA no conjunto de ações previstas nas políticas indutoras da educação integral; e específicos: (1) identificar as atividades desenvolvidas nessa biblioteca, considerando a perspectiva da educação de tempo integral; (2) registrar possíveis alterações/modificações ou readaptações do espaço destinado à biblioteca da escola de tempo integral estudada; (3) descrever como ocorre a articulação entre a escola de tempo integral e a biblioteca, considerando as exigências diferenciadas de tempo e espaço para a execução das atividades; (4) registrar a percepção de professores, alunos, bibliotecário e gestor sobre a biblioteca da escola. A pesquisa revela significativo distanciamento entre a legislação sobre a biblioteca, a previsão estabelecida nos documentos municipais e escolares analisados e a realidade concreta da biblioteca estudada, exigindo, assim, ações mais efetivas da Secretaria Municipal de Educação para que o espaço funcione como efetivo recurso educacional que amplie as oportunidades de aprendizagem pretendidas pela proposta dominante de educação integral e pela ampliação da jornada escolar, tendo ainda sentido para os usuários e maior envolvimento nas ações da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorPEREIRA, Raimundo Solano Lira-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_lugarbibliotecaescola.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons