Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | TANAKA FILHO, Mário | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T03:06:50Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T03:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jones Paulino de. Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial e integral | pt_BR |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.title | Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho aqui apresentado objetivou investigar os erros cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, de Licenciatura Integrada em Biologia e Química, e de professores em formação continuada do Profmat 2018 da UFOPA, na cidade de Santarém durante o segundo semestre letivo de 2018 na solução de um teste de Cálculo. A investigação baseou-se na análise dos erros de Cury (2007), uma metodologia de investigação que utiliza as três fases da análise de conteúdo de Bardin (2002): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Seguindo essas fases, procurou-se classificar e analisar os erros cometidos por esse grupo de alunos, apresentar os resultados obtidos e discutir as possíveis dificuldades dos alunos em itens que seguem padrões de órgãos nacionais de elaboração. As respostas apresentadas no teste, as opiniões dadas nos questionários de alunos e professores envolvidos na pesquisa mostraram que as dificuldades de assimilação do Cálculo permanecem e relacionados a conhecimentos de matemática básica, como na simplificação de frações algébricas e na dificuldade de representar um problema algebricamente, assim como em conceitos básicos da disciplina (limites, derivadas e integrais). Desta forma, a análise de erros permitiu detectar, pelas respostas dadas no teste e nos questionários, as principais dificuldades dos alunos em Cálculo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Jones Paulino de | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_AnáliseDeErrosEmCálculo.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons