Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo e Souza-
dc.date.accessioned2021-02-23T03:23:35Z-
dc.date.available2021-02-23T03:23:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Alex Pereira da. O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/315-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade sugerir a utilização de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, em diversos conteúdos, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Além disso, é de nosso interesse verificar o progresso adquirido pelos alunos dos 6º e 9º anos da escola Júlio Walfredo da Ponte, situada na Zona Urbana de Mojuí dos Campos, no que tange os conteúdos matemáticos das respectivas séries após a utilização de diferentes jogos educativos matemáticos. Durante o ano de 2017, foram apresentados e trabalhados jogos matemáticos que envolviam conteúdos como: Operações Básicas Com os Números Naturais e Números Inteiros; Equações do 1º grau; Noções Básicas de Geometria. Nas turmas 616 e 913, 6º ano e 9º ano respectivamente, foram realizadas avaliações para verificar se houve ou não progresso na aprendizagem dos alunos nos conteúdos de matemática das respectivas séries. Estes resultados foram comparados com os alunos das turmas 617 e 914 que não estavam recebendo as atividades que envolviam jogos. A análise dos resultados dar-se-á com a tabulação de informações retiradas de avaliações realizadas em ambas as turmas ao término das atividades com os jogos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos que tiveram o auxílio dos jogos, obtiveram, em suas avaliações, resultados superiores em relação aos alunos que não tiveram esse recurso sendo utilizado. Ressaltamos ainda, outros aspectos que melhoraram substancialmente como o comportamento, a concentração nas atividades, a vontade de aprender o conteúdo, aspectos estes importantes que facilitam o trabalho docente e contribuem significativamente para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSILVA, Alex Pereira da-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_OEnsinoDaMatemática.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons