Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo-
dc.date.accessioned2021-02-23T12:40:35Z-
dc.date.available2021-02-23T12:40:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBORGES, Andrei Alan Bento. TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo experimentos por alunos de ensino médio na cidade de Santarém. Orientador: José Ricardo Mafra. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/325 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/325-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectMatemática e Física - ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleTIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo-experimentos por alunos do ensino médio na cidade de Santarémpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoCom a constante evolução “das máquinas inteligentes”, dos computadores e, mais notadamente, da tecnologia a sociedade tem presenciado importantes impactos desses avanços tecnológicos em seu cotidiano e na vida da população. Nesse contexto, de profundas transformações, o processo de ensino-aprendizagem também é impactado e o professor deve adequar-se a essa nova realidade que lhe é imposta. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão acerca da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no contexto escolar como ferramenta de ensino nas aulas de matemática e de física subsidiado pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). O trabalho contempla três abordagens; a primeira corresponde à pesquisa de cunho bibliográfico em que se realizam as reflexões sobre a relação TIC’s, ensino e Matemática. Na segunda abordagem, vislumbram-se as análises concernentes à pesquisa de campo aplicada, mediante questionário, a professores de Matemática, do ensino médio, da rede estadual de ensino, na cidade de Santarém-Pará, com o objetivo de constatar de que forma os professores dessa ciência exata fazem uso das TIC’s em ambiente de sala de aula. A terceira abordagem contempla a análise da operacionalização de um projeto denominado “projeto-experimento carrinho movido à energia”, na disciplina Física. Todo o processo envolvido desde a fase inicial, referente à pesquisa, organização, fundamentação teórica e apresentação do projeto final, que foi a gravação e exibição de um vídeo envolvendo todas as etapas do projeto, processouse com a ferramenta CM (Computador de Mão), ou seja, o popular celular. Os resultados do trabalho mostraram uma possibilidade de relacionar as TIC’s, essencialmente, o celular, como ferramenta didática pertinente, eficiente e eficaz em favor da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorBORGES, Andrei Alan Bento-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TicEAMatemática.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons