Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo e Souza-
dc.date.accessioned2021-02-25T03:58:34Z-
dc.date.available2021-02-25T03:58:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Odenilson Pereira. A utilização de recurso de Geometria dinâmica - Geogebra - para a construção, interpretação e verificação de resultados no estudo de retas em Geometria Analítica. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/373 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/373-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização de recurso de Geometria dinâmica - Geogebra - para a construção, interpretação e verificação de resultados no estudo de retas em Geometria Analíticapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma abordagem ao software Geogebra versão 5.0 e sua utilização no desenvolvimento de atividades voltadas para o Estudo da reta, assunto este que faz parte da Geometria Analítica. Por ser um software livre de Geometria Dinâmica, o Geogebra reúne recursos de álgebra, geometria e cálculo, permitindo que os alunos façam interações entre os elementos matemáticos construídos, facilitando dessa forma, a compreensão dos assuntos apresentados. Faremos uma investigação exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, para dar embasamento teórico e pedagógico aos procedimentos utilizados durante o desenvolvimento desta pesquisa. Optamos por uma abordagem descritiva cujo enfoque principal é a dinâmica do problema a partir da aplicação de um conjunto de atividades em uma turma da terceira série do Ensino Médio. Para alicerçar nosso propósito na construção deste trabalho, buscamos fundamentação teórica em VALENTE (2002)[30], BRITO e PURIFICAC¸AO (2006)[9], ALLEVATTO (2005)[1], GRAVINA (2001)[20], ˜ dentre outros. Estudiosos estes que confirmam as grandes vantagens que a utilização dos recursos tecnológicos traz para o ensino da matemática. Os resultados mostram que apesar das dificuldades dos alunos com conteúdos matemáticos, o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem pode minimizar essas dificuldades, pois atualmente, os alunos já nascem mergulhados num mundo de tecnologias onde as informações se processam rapidamente. E aliar essas tecnologias `as práticas pedagógicas pode facilitar a compreensão de conteúdos e contribuir na formação de um cidadão crítico, dinâmico e participativo, consciente dos seus direitos e deveres, numa sociedade que a cada dia que passa sofre inúmeras transformações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorVIEIRA, Odenilson Pereira-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AUtilizaçãoDeRecurso.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons