Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Título: Mulheres indígenas do Baixo Rio Tapajós (Pará) em exercício de mediação social
metadata.dc.creator: ARANTES, Luana Lazzeri
Palavras-chave: Trajetória social;Movimento indígena;Interculturalidade
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ARANTES, Luana Lazzeri. Mulheres indígenas do Baixo Rio Tapajós (Pará) em exercício de mediação social. Orientador: Delma Pessanha Neves. 2020. 237 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/377. Acesso em:
Abstract: Based on the assumption that each group is built by specific social processes, I analyze the social trajectories of three indigenous women from the Lower Tapajós River region, Western Pará State, Amazon. From this perspective, I reflect on the construction of fundamental strategies for mediation exercises by different universes, associated with the orientation of political actions in defense of indigenous rights. Denying any political reductionism that assumes indigenous people in social isolation and immutable organization and daily practices, I bring to reflection ways of participation of ethnic groups, in mediated interaction or supported by delegated representation. I used methodological procedures based on a semi-structured qualitative interview and direct observation, without losing sight of the procedural, dialogical and engaged research exercise, to enable the construction and analysis of the social trajectories of Auricélia Arapiun, Fabiana Borari, and Luana Kumaruara. They were constituted as people in the process of socially walking through different places, thus reaffirming their cultural roots and their referential ancestry. The commuting between the city and indigenous community was experienced by them since their childhood. The sense produced in these commuting reinforced their belonging to their respective ethnic groups and the convergence of common interests with other indigenous. The analysis of the process of constitution of authority by these indigenous people, investing in training as leaders, involved the reflection on issues of social organization, bonded with the traditional territory, construction of the body and the person, pajelança and commensality. The construction of their legitimacy as representatives of collective interests also passed through formal education, enabling the incorporation of knowledge and codes of behavior produced externally to the meaning-producing universes themselves. Since 2010, with the implementation of a Special Indigenous Selection Process at the Federal University of Western Pará, a new phase to the way of making politics among representatives of the indigenous movement of the Lower Tapajós has begun. Ufopa becomes a stage of coexistence, of political dispute, of the demarcation of otherness, of the formation of indigenous leaders, of articulation among indigenous women and of the formulation of anti-racist strategies and of a critical intercultural project to be later replicated in other social spaces.
Resumo: as trajetórias sociais de três mulheres indígenas da região do Baixo Rio Tapajós, Oeste do Estado do Pará, Amazônia. Dessa perspectiva, reflito sobre a construção de estratégias fundamentais aos exercícios de mediação por diferentes universos, associados à orientação de ações políticas em defesa de direitos indígenas. Negando qualquer reducionismo político que pressupõe indígenas em isolamento social e em imutáveis organização e práticas cotidianas, trago à reflexão modos de participação de grupo étnicos, em interação mediada ou apoiada em representação delegada. Utilizei procedimentos metodológicos pautados em entrevista qualitativa semiestruturada e observação direta, sem perder de vista o processual, dialógico e engajado exercício de pesquisa, para possibilitar a construção e análise das trajetórias sociais de Auricélia Arapiun, Fabiana Borari e Luana Kumaruara. Elas se constituíram enquanto pessoas no processo de transitar socialmente entre diversos lugares, desse modo reafirmando seus enraizamentos culturais e sua referencial ancestralidade. O deslocamento entre cidade e aldeia foi por elas experimentado desde a infância. O sentido produzido nesses deslocamentos reforçou o pertencimento delas aos respectivos grupos étnicos e a convergência de interesses comuns com demais indígenas. A análise do processo de constituição de autoridade por essas indígenas, investindo na formação enquanto lideranças, envolveu a reflexão sobre questões de organização social, vínculo com o território tradicional, construção do corpo e da pessoa, pajelança e comensalidade. A construção de legitimidade delas enquanto representantes de interesses coletivos perpassou também o acesso à educação formal, possibilitando a incorporação de conhecimentos e códigos de comportamentos produzidos externamente aos próprios universos de produção de significados. A partir de 2010, com a implementação de Processo Seletivo Especial Indígena na Universidade Federal do Oeste do Pará, foi inaugurada nova fase quanto ao modo de fazer política entre representantes do movimento indígena do Baixo Tapajós. A Ufopa se transforma em palco de convivência, de disputa política, de demarcação da alteridade, de formação de lideranças indígenas, de articulação entre mulheres indígenas e de formulação de estratégias antirracistas e de projeto de interculturalidade crítica a ser, posteriormente, replicado em outros espaços sociais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Aparece nas coleções:Teses em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Doutorado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MulheresIndígenasBaixo.pdf6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons