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Título: Um modelo conceitual para representar e tratar sinais corporais no processo de aprendizagem
metadata.dc.creator: CORRÊA SOBRINHO, Marialina
Palavras-chave: Sinais corporais;Emoção;Tecnologia;Aprendizagem
Data do documento: 17-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CORRÊA SOBRINHA, Marialina. Um modelo conceitual para representar e tratar sinais corporais no processo De aprendizagem. Orientador: Celson Pantoja Lima. 2020. 241 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/381. Acesso em:
Abstract: This thesis has as main objective proposes a conceptual model to represent and treat body signals such as facial expressions, heartbeat and brain waves, in the learning process. For this, three experiments were carried out in educational institutions in the city of Santarém. In Early Childhood Education and Elementary School 1, which are part of Basic Education, the participants were teachers at Colégio Dom Amando - CDA. In Technical Education, the participants were students of the Computer Maintenance discipline of the Technical Course in Informatics at the Centro de Formação Jessé Pinto Freire - SENAC and, in Higher Education, students enrolled in the discipline of Information and Communication Technology linked to the Science course in Computing at the Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. The experiments were guided by a seven-step process, supported by technological tools such as the CADAP platform, Heart Rate Sensor, Oximeter and Emotiv Epoc +. The research was qualitative and quantitative, the methodology used was action research, involving planning, action, description and analysis steps in all experiments. Regarding the results, they showed that the emotional state of the participants during the performance of the different types of activities could be perceived through the monitoring of body signals, thus validating the hypotheses raised in this research. The model and the experiments were evaluated by all participants, obtaining a positive feedback regarding their applied in learning spaces, aiming at the possibility of improvements in the learning and teaching processes. It is concluded that, analyzing the data set on heartbeat, performance metrics through brain waves and emotional states by facial expressions, the same activity can produce different reactions in the participants, according to the methodology used by the teacher, the which reaffirmed the premise that learning should always be student-centered. Future research will be conducted to expand the number of experiments, in several areas, also addressing the public of teachers, in order to compare the data and point out potential improvements to the methodological process applied.
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal propor um modelo conceitual para representar e tratar sinais corporais como expressões faciais, batimentos cardíacos e ondas cerebrais, no processo de aprendizagem. Para isso, foram realizados três experimentos em instituições de ensino na cidade de Santarém. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1, níveis esses que fazem parte da Educação Básica, os participantes foram professoras do Colégio Dom Amando - CDA. No Ensino Técnico, os participantes foram os estudantes da disciplina Manutenção de Computadores do curso Técnico em Informática do Centro de Formação Jessé Pinto Freire - SENAC e, no Ensino Superior foram os acadêmicos matriculados na disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação vinculada ao curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Os experimentos foram guiados por um processo de sete passos, apoiados por ferramentas tecnológicas como a plataforma CADAP, Sensor de Batimentos Cardíacos, Oxímetro e Emotiv Epoc+. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação, envolvendo em todos os experimentos passos de planejamento, ação, descrição e análise. Com relação aos resultados, estes mostraram que o estado emocional dos participantes durante a realização dos diversos tipos de atividades pôde ser percebido mediante o monitoramento dos sinais corporais, validando assim, as hipóteses levantadas nesta pesquisa. O modelo e os experimentos foram avaliados por todos os participantes, obtendo um retorno positivo no que diz respeito a adoção deles em espaços de aprendizagem, visando a possibilidade de melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, analisando o conjunto de dados sobre batimentos cardíacos, as métricas de performance por meio das ondas cerebrais e os estados emocionais por expressões faciais, uma mesma atividade pode produzir reações diferentes nos participantes, de acordo com a metodologia adotada pelo docente, o que reafirmou a premissa de que a aprendizagem deve ser sempre centrada no estudante. Pesquisas futuras serão conduzidas para expandir o número de experimentos, em diversas áreas, abordando também o público de docentes, a fim de comparar os dados e apontar potenciais melhorias ao processo metodológico adotado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/381
Aparece nas coleções:Teses em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Doutorado)

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