Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DINIZ, Hugo Alex Carneiro-
dc.date.accessioned2021-02-25T14:53:37Z-
dc.date.available2021-02-25T14:53:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMADURO, Rosiany Marla Riker. O uso do celular em sala de aula: atividades de matemática para o ensino médio. Orientador: Hugo Alex Diniz.. 2016. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/384 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/384-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.titleO uso do celular em sala de aula: atividades de matemática para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoNa prática de ensino da Matemática para alunos do Ensino Médio, percebe-se a dificuldade dos alunos de compreender as noções intuitivas de funções, alguns conceitos de Matemática Financeira e na interpretação de alguns gráficos. Neste sentido este trabalho trás como proposta o uso do Celular em sala de aula nas aulas de Matemática com o objetivo de discutir e refletir sobre a inserção do celular nas aulas de Matemática para o ensino médio, visando à aprendizagem dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Diante desse objetivo foi oferecida uma alternativa para abordagem de tais conceitos. Uma oficina realizada com os alunos do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Batista Belo De Carvalho dividida em cinco blocos cada bloco corresponde a um encontro de três aulas de 45 minutos cada, que apresenta a possibilidade de tornar os conceitos trabalhados em sala, mais claros por meio da realização de uma sequência de atividades utilizando vários recursos do celular tais como Software FreeGeo, calculadora e internet como fonte de pesquisa. Neste aplicativo, FreeGeo, desenvolvido para celulares, o ambiente de Geometria Dinâmica possui uma janela algébrica e gráfica simultaneamente, além do dinamismo, o aplicativo oferece uma série de ferramentas específicas que possibilitam uma melhor visualização por parte dos alunos, apresentando um ambiente de fácil manipulação tanto para os alunos como para os professores. E a calculadora do celular para desenvolver as atividades de Matemática Financeira que é uma das ferramentas mais usadas. E a Internet como fonte de pesquisa para desenvolver algumas atividades referende a gráficos. Diante disso, pensou-se que este ambiente pode propiciar uma melhor compreensão do que está sendo tratado na disciplina de Matemática. Neste sentido, serão apresentadas algumas atividades utilizando esses recursos que o celular disponibiliza para dinamizar as aulas de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorMADURO, Rosiany Marla Riker-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_OUsoDoCelular.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons