Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | MANCUSO, Sebastian | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-28T13:01:04Z | - |
dc.date.available | 2021-02-28T13:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Silvinho Campos. Estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Sebástian Mancuso. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/394 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/394 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria tradicional e dinâmica | pt_BR |
dc.subject | 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: O ensino da Matemática, apesar de ainda apresentar-se nos moldes do ensino tradicional, já se percebe que ele vem deixando de ser visto e tido como aquele que apenas reprova, que faz o aluno evadir-se da escola por causa dele. Esta pesquisa abordou sobre estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8o. Ano do Ensino Fundamental. Trata- se de uma pesquisa de natureza altamente bibliográfica. Objetivo: O objetivo deste estudo foi apresentar algumas atividades didático-metodológicas permitidas pelo auxílio do software Geogebra e de forma tradicional em função do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Resultados: A pesquisa revelou que a geometria dinâmica é capaz de ampliar o gosto do aluno pelo conhecimento, ajudando-o na compreensão da ideia de que a matemática deve estar contemplada em todos os lugares, nas mais variadas formas e em todas as suas dimensões. Conclusão: O estudo mostrou que é possível organizar momentos que contemplem diferentes ferramentas e metodologias para o ensino de geometria no espaço escolar e que colaborem no efetivo aprendizado e desenvoltura dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | AMORIM, Silvinho Campos | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_EstudodasConstruçõesGeométricas.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons