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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1TANAKA FILHO, Mário-
dc.date.accessioned2021-02-28T14:56:44Z-
dc.date.available2021-02-28T14:56:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Aldete de. Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/402 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/402-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDeficiências visuais - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleIntrodução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplanopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA Educação Especial deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Dentre os alunos com deficiência, encontram-se os alunos com deficiência visual. O objetivo desta dissertação é propiciar oportunidades iguais de aprendizagem, em específico aos que possuem deficiência visual, muitas vezes, deixados à margem do sistema de ensino. Assim, enfatizam-se os recursos pedagógicos aplicados `a essa deficiência, frente `as exigências das políticas educacionais, contemplando a diversidade no contexto da Educação Inclusiva e também contextualiza essa modalidade de atendimento na cidade de Santarém. O referencial teórico baseia-se em trabalhos desenvolvidos pelo psicólogo russo Lev Vigotski e em algumas dissertações, dentre elas a de Ferronato e de Oliveira. Culminando com uma Sequência Didática que foi aplicada em duas turmas do 1o EJA médio de duas escolas da Rede Estadual de ensino, entretanto a análise dos resultados restringiu-se aos casos de alunos com deficiência visual. A sequência proposta foi motivada a partir das atividades da dissertação de Oliveira. Tal sequência diferencia-se dos modelos de ensino, propostos nas escolas da rede estadual em Santarém, para introduzir o conceito de função, nos quais os professores levavam gráficos prontos sem que o aluno com deficiência visual, muitas vezes, não soubesse o real significado daquelas marcas. O instrumento Multiplano desenvolvido por Rubens Ferronato representa uma possibilidade para as dificuldades dessa clientela no que tange ao ensino da matemática, propiciando uma oportunidade concreta de visualização, ainda que tátil, fator importante para as abstrações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Aldete de-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
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