Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1QUARESMA, Edilan de Sant’Ana-
dc.date.accessioned2021-03-01T12:39:22Z-
dc.date.available2021-03-01T12:39:22Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationSILVA, Washingtom Luiz Godinho. Avaliação em larga escala como política do estado: um estudo comparativo entre a teoria clássica dos testes e a teoria da resposta ao item na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP). Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/406. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/406-
dc.description.abstractThe Brazilian Olympiad of Mathematics of Public Schools - OBMEP has been held in Brazil since 2005, and uses as a criterion / model for the correction of the tests of its first phase the Classical Theory of Tests - TCT, model in which the result of the test is obtained computing the quantity of items correctly answered by each participating student. An alternative correction proposal for OBMEP is presented in this research, the Item Response Theory (TRI), which considers information contained in the evaluated items, such as the degree of difficulty and even the possibility of random responses by the respondents, without having sufficient skills to correctly answer certain items, the so-called "kick", thus arising, the need to understand the possible contributions of TRI in the process of large-scale evaluation of students submitted to OBMEP. In this sense, the objective of the research is to discuss the large-scale evaluation in Brazil and to measure the proficiency in mathematics of students submitted to level 1 OBMEP of public schools in the city of Santarém-Pa. For the theoretical reference, we list and analyze authors who study large-scale evaluations (PASQUALI and PRIMI, 2012, Tavares, 2000, Werle, 2010, Quartes, 2014 and Andrade 2000 and VALLE 2000) as well as authors (AFONSO, 2009 ; FREITAS, 2007), who discuss the reform of the State and the consolidation of the evaluating State that establishes the external evaluation policy for basic education. The results showed that the test presents high di-culty index and low internal consistency, which made difficult the analysis via logistic model of 3 parameters of TRI. Thus, a pedagogical analysis of the items of the test was necessary contributing to a better interpretation of the performance of the students submitted to OBMEP.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria da Resposta ao Itempt_BR
dc.titleAvaliação em Larga Escala como Política do Estado: um estudo comparativo entre a teoria clássica dos testes e a teoria da resposta ao item na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP vem sendo realizada no Brasil desde 2005, e utiliza como critério/modelo para a correção das provas de sua primeira fase a Teoria Clássica dos Testes - TCT, modelo em que o resultado da prova é obtido computando a quantidade de itens respondidos corretamente por cada aluno participante. Uma proposta alternativa de correção para a OBMEP é apresentada, nesta pesquisa, a Teoria da Resposta ao Item - TRI, que considera informações contidas nos itens avaliados como, por exemplo, o grau de dificuldade e até mesmo a possibilidade de respostas aleatórias por parte dos respondentes, sem que possuam habilidades suficientes para responder corretamente determinados itens, o chamado “chute”, surgindo assim, a necessidade de entender as possíveis contribuições da TRI no processo de avaliação em larga escala dos alunos submetidos à OBMEP. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é discutir a avaliação em larga escala no Brasil e mensurar a proficiência em matemática de alunos submetidos a OBMEP, nível 1, das escolas públicas do município de Santarém-Pa. Para o referencial teórico elencamos e analisamos autores que estudam as avaliações em larga escala (PASQUALI e PRIMI, 2012; TAVARES, 2000; WERLE, 2010; QUARESMA, 2014; ANDRADE, 2000 e VALLE, 2000), como também autores (AFONSO, 2009; FREITAS, 2007) que discutem a reforma do Estado e a consolidação do Estado-avaliador que institui a política de avaliação externa para educação básica. Os resultados mostraram que a prova apresenta alto índice de dificuldade e baixa consistência interna, o que dificultou a análise via modelo logístico de 3 parâmetros da TRI. Assim, uma análise pedagógica dos itens da prova se fez necessária contribuindo para melhor interpretação do desempenho dos alunos submetido a OBMEP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃOpt_BR
dc.creatorSILVA, Washingtom Luiz Godinho-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Avaliaçãolargaescala.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons