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Título: Educação clínica em direitos humanos na Amazônia: as experiências clínicas da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa
metadata.dc.creator: MEDEIROS, Bianca da Silva
Palavras-chave: Direitos Humanos;Educação em Direitos Humanos;Clínicas de Direitos Humanos;Ensino Jurídico
Data do documento: 26-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MEDEIROS, Bianca da Silva. Educação clínica em direitos humanos na Amazônia: as experiências clínicas da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. Orientadora: Lidiane Nascimento Leão. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/417. Acesso em:
Abstract: The process of construction and defense of human rights undeniably starts from the experiences of individuals regarding the recognition of a right. Therefore, knowing that knowledge is an elementary instrument for this protection and that any form it manifests is essential for understanding the means by which the defense of the rights of the person must take place; knowing that the presence of a qualified professional who acts in the defense of the prerogatives is essential is that the present work addresses the methodology of clinical education in human rights as a key element for the proposal of libertarian education proposed by Paulo Freire, in the law course of Federal University of Western Pará - UFOPA. Therefore, seeking to know how and to what extent this methodology is used within the university, that the problem was approached by the inductive method, having the main moment in the bibliographic research phase, proceeding to an accurate study of the published material on the subject. . As an investigation method, field research was used, in line with participant observation in the university's projects, striving for a qualitative approach, guided under the focus of materialism, with documentary apprehension of the projects. Therefore, we wanted to know the use of methodology within the UFOPA law course, to the point of elaborating a description of the clinical experiences lived in the aforementioned Higher Education Institution - HEI. The data obtained were analyzed in the form of text, which made it possible to ascertain the methodological link between the teaching didactics covered and the activities developed in the experiences analyzed in the spaces inside and outside the university. As a result, it was possible to find 4 experiences that are linked to clinical education in human rights at IES, namely: The Center for Legal Practice - NPJ, the Center for Popular Legal Advice - NAJUP / CABANO, the Human Rights Clinic at UFOPA and , the Restorative Justice Clinic of the Amazon, of which the work of the Nascer em Santarém project linked to the Human Rights Clinic of Ufopa and the Najup /Cabano stands out in this work, cuts made by the author according to her teaching performance at the university, where it was possible to identify the incorporation of the consolidation process of a higher humanized legal education and closer to reality and the professional role of law students in the Amazon.
Resumo: O processo de construção e defesa dos direitos humanos inicia, inegavelmente, a partir das experiências dos indivíduos quanto ao reconhecimento de um direito. Assim, sabendo que o conhecimento é instrumento elementar a essa proteção e, que qualquer forma que este se manifeste é essencial para compreensão dos meios pelos quais a defesa aos direitos da pessoa deve acontecer; sabendo que é indispensável a presença de um profissional qualificado, que atue na defesa das prerrogativas, é que o presente trabalho aborda a metodologia da educação clínica em direitos humanos como elemento chave para a proposta da educação libertária proposta por Paulo Freire, no curso de direito da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Para tanto, buscando conhecer como e em que medida essa metodologia é utilizada dentro da universidade, que a abordagem do problema aconteceu pelo método indutivo, tendo na fase da pesquisa bibliográfica seu principal momento, procedendo-se o estudo acurado do material publicado acerca do tema. Como método da investigação foi usada a pesquisa de campo, alinhada a uma observação participante nos projetos da universidade, primando por uma abordagem qualitativa, guiados sob o enfoque do materialismo, com apreensão documental dos projetos. Quis-se, diante disso conhecer o uso da metodologia dentro do curso de direito da UFOPA, a ponto de elaborar um descritivo das experiências clínicas vividas na mencionada Instituição de Ensino Superior – IES. Os dados obtidos foram analisados em forma de texto, o que permitiu averiguar entrelace metodológico entre a didática de ensino abordada e a atividades desenvolvidas nas experiências analisadas nos espaços dentro e fora da universidade. Como resultado, foi possível encontrar 4 experiências que se vinculam a educação clínica em direitos humanos na IES, quais sejam: O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular – NAJUP/CABANO, a Clínica de Direitos Humanos da UFOPA e, a Clínica de Justiça Restaurativa da Amazônia, das quais se destacam neste trabalho a atuação do projeto Nascer em Santarém vinculado a Clínica de Direitos Humanos da Ufopa e o Najup/Cabano, onde foi possível identificar a incorporação do processo de consolidação de uma educação jurídica superior mais humanizada e mais próxima da realidade e do papel profissional do estudante de direito na Amazônia.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/417
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