Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Ediene Pena-
dc.date.accessioned2021-03-08T17:14:17Z-
dc.date.available2021-03-08T17:14:17Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.citationSOARES, Lena Raimunda Paxiúba. Ensino de português por meio de textos: implicações de uma metodologia proposta para ensino de prática de linguagem. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/424. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/424-
dc.description.abstractThis paper is focused on a Portuguese Language Teaching based on a methodological proposal. It is inserted of the study of reading and textual production, approaching a reflection about the methodology of teaching and learning Portuguese Language, as a pedagogical practice that involved students of a 1st grade from “Escola Estadual de Ensino Médio Maria das Graças Escócio Cerqueira (a pubic high school), located in the municipality of Itaituba, state of Pará. Furthermore, it is reported a learning experience and the mplications that are part of a didactic approach applied in educational practice, trying to understand factors that favored or some difficulties the development of significant learning of students, reflecting about the usage of text presence in the classroom, the formation of concepts and attitudes that were observed during the workshops. In the context, it was opted for a qualitative character interpretative study, using the intervention and the observation method of the participation. To emphasize the conception of Portuguese Language Teaching it is endorsed especially in studies of Geraldi (1996, 2010, 2012, 2013), Britto (1997, 2004), Koch (2011; 2014) and Marcuschi (2008, 2010; 2012). And the concepts of dialogical activity had the contributions of Bakhtin (1999, 1996), Dolz and Schneuwly (2004). In summary, this paper try to clarify the implications of Language Portuguese of the process of teaching-learning of a methodology comes the perspective of a pedagogical practice which is focused on reading and textual production, identifying factors that have been successful, or that could be improved and that as well as some difficulties faced during the implementation of the proposal.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectProposta Metodológicapt_BR
dc.subjectExperiência didáticapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleEnsino de português por meio de textos: implicações de uma metodologia proposta para ensino de prática de linguagempt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema central o Ensino de Português a partir da adaptação de uma proposta metodológica. Insere-se na linha de pesquisa da leitura e da produção textual, incidindo em uma reflexão sobre uma metodologia de ensino e aprendizagem de português na prática pedagógica de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Pará – a Escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, situada no município de Itaituba – PA. Neste estudo, relata-se uma experiência pedagógica abordando as implicações presentes em uma proposta didática aplicada na práxis educativa, procurando compreender fatores que favoreceram ou dificultaram o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos alunos, refletindo sobre a presença do texto na sala de aula, os conceitos e as atitudes presentes durante as oficinas. Optou-se, nesse sentido, pela pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, de natureza aplicada, utilizando-se da intervenção e da observação participante. Na pesquisa, a concepção de ensino de português respaldou-se, principalmente, nos estudos de Geraldi (1996; 2010; 2012; 2013), Britto (1997; 2004; 2015), Koch (2011; 2014) e Marcuschi (2008; 2010; 2012). Já os conceitos de atividade dialógica tiveram as contribuições de Bakhtin (2006; 2014), Dolz e Schneuwly (2004). Em síntese, esta investigação pretendeu desvendar as implicações do processo ensino-aprendizagem de português de uma metodologia na perspectiva de uma prática pedagógica centrada na leitura e produção de texto, identificando fatores que foram bem sucedidos, que podem ser melhorados e que dificultaram a aplicação da proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLEITURA E PRODUÇÃO TEXTUALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.creatorSOARES, Lena Raimunda Paxiúba-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinodePortuguesPor.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons