Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luís Maia-
dc.date.accessioned2021-03-08T18:41:49Z-
dc.date.available2021-03-08T18:41:49Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Mirinaldo da Silva e. Da história de vida à autobiografia: um diálogo entre gêneros para a produção textual. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/426. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/426-
dc.description.abstractThe teaching of mother tongue from the exploration of the continuum between genres of the same order (in that case, the recount) in the light of Textual Linguistics and Text Genres. This work analyzes the life history and autobiography, whose theme is the life of students in the 9th grade at a public school of the Vitoria do Xingu, Pará, both in oral and writing production, describing how students perform the continuum between these genres, considering what they transfer from primary to secondary genre (autobiography), as well as what they decide to preserve in the primary genre (life story), under the criteria of cohesion, coherence and intertextuality; it is noteworthy that this attitude of "transgression" of the form does not constitute a defect of production of genre, but rather a field of discursive action, in order to produce efficient texts, without following the established models. It was presented in this work a proposal to the teachers do not work with the notions of genre as isolated manifestations, as presented in textbooks, but as possibilities for constant exchanges with other genres, observing the ways that the student chooses to make these productions. To this end, each student wrote his/her life history and autobiography. They were able to speak and write so that the two texts had enough coherence, cohesion and intertextuality, which established a continuum between them without any lost their autonomy as the format of each genre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectContinuumpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleDa história de vida à autobiografia: um diálogo entre gêneros para a produção textualpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7655295594189597pt_BR
dc.description.resumoO ensino de língua materna a partir da exploração do continuum entre gêneros textuais da mesma ordem (no caso a do narrar), à luz da Linguística Textual e dos Gêneros Textuais; analisa-se a história de vida e autobiografia, que têm como tema a própria vida dos alunos do 9º ano de uma escola pública de Vitória do Xingu, Pará, tanto na produção oral quanto escrita, descrevendo como os estudantes realizam o continuum entre esses gêneros, considerando o que transferem do gênero primário ao secundário (autobiografia), assim como o que decidem preservar no gênero primário (história de vida), sob os critérios de coesão, coerência e intertextualidade; vale ressaltar que essa atitude de “transgressão” da forma não se constitui um defeito de produção de gênero, mas, sim, um domínio da ação discursiva, com vistas a produzir textos de maneira eficiente, sem seguir os grandes modelos, o que, aqui, é tido como uma proposta para os professores não trabalharem com as noções de gêneros como sendo manifestações isoladas, tal como apresentado nos manuais didáticos, mas como possibilidades de realizar constantes trocas com outros gêneros, observando as formas que o aluno escolhe ao fazer essas produções. Para tal, foi realizada uma pesquisa com quinze alunos, sendo que eles produziram a história de vida e a autobiografia cada um. Eles conseguiram falar e escrever de modo que os dois textos apresentaram bastante coerência, coesão e intertextualidade, o que estabeleceu um contínuo entre ambos sem que nenhum perdesse a sua autonomia quanto ao formato de cada gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorSILVA, Mirinaldo da Silva e-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_HistoriadeVidaaAutobiografia.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons