Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/428
Título: Recomposição de áreas degradadas: Benefícios do Sistema de Mineração e Garimpagem Inteligente (SMGI) no Distrito do Crepori - PA
metadata.dc.creator: ASSIS, Luis Paulo Castro de
Palavras-chave: Áreas degradadas;Políticas públicas;Tapajós.;Técnica SMIG
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ASSIS, Luis Paulo Castro de. Recomposição de áreas degradadas: Benefícios do Sistema de Mineração e Garimpagem Inteligente (SMGI) no Distrito do Crepori - PA. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/428. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever a implementação e os resultados do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) no Distrito do Crepori – PA, sob a perspectiva dos atores sociais partícipes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Creporizão (COMIDEC). Deste modo, a pesquisa abrange o contexto histórico de ocupação da Amazônia, contemplando um relato da exploração do ouro na região do Tapajós. Discorre ainda sobre a Legislação e as Políticas Públicas voltadas para a proteção ambiental e a exploração do ouro, fazendo uma contextualização socioeconômica e ambiental da atividade garimpeira realizada pela COMIDEC no Distrito do Crepori. De cunho qualitativo e descritivo, o estudo tipifica-se como de campo, o qual contou com visitas in loco onde foram realizadas entrevistas e observação do local. A Análise de Conteúdo foi a metodologia proposta para analisar os dados e construir os resultados. Além de entrevistas com os garimpeiros membros filiados da COMIDEC, e com o diretor da SMIG Consultoria Ambiental & Mineral Ltda (empresa responsável pela elaboração do PRAD/Crepori), foram entrevistados alguns comunitários-chaves para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados da pesquisa permitiram evidenciar diversas compreensões sobre a importância de proteção do meio ambiente e recuperação de áreas já degradadas. A experiência da SMIG no Distrito do Crepori revelou que a recuperação ambiental atrelada à atividade garimpeira, sustentada pela conscientização ambiental, resulta na minimização de impactos e no desenvolvimento de uma atividade econômica na região, que é sensível ambientalmente e partícipe de um mosaico de Unidades de Conservação. Caso não houvesse a intervenção do PRAD nas margens do rio Crepori e esse espaço dependesse unicamente da regeneração espontânea da vegetação, a recuperação das áreas degradadas e a qualidade do rio, demorariam um longo período de tempo para melhorar. Ressalta-se ainda, que a empresa SMIG e a cooperativa COMIDEC, desenvolvem atividades socioambientais de cunho educativo junto às populações ribeirinhas, fomentando a prática de políticas públicas na região.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/428
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_RecomposiçãoDeAreasDegradadas.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons