Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/432
Título: O Movimento de Educação de Base e a Cultura Popular em Santarém de 1964 à 1984
metadata.dc.creator: SANTOS, Marilu Roberta Pimentel
Palavras-chave: Movimento de educação de base;Igreja Católica;Feiras de cultura popular
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Marilu Roberta Pimentel. O Movimento de Educação de Base e a Cultura Popular em Santarém de 1964 à 1984. Orientador: Luciana Gonçalves de Carvalho. 2019. 82f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/432 Acesso em:
Resumo: Esta pesquisa apontou como objetivo geral, analisar as concepções de cultura popular e a atuação da igreja católica por meio do Movimento de Educação de Base tendo por referência as práticas e discursos dos agentes envolvidos nas ações no campo da cultura, em Santarém, no período de 1964 a 1984. Teve como objetivos específicos: reconstruir o histórico do MEB em Santarém, com ênfase em sua atuação no período de 1964 a 1984; identificar e debater a concepção de cultura popular que fundamentavam as ações desenvolvidas pelo MEB em Santarém, tendo por referência práticas e discursos desses agentes; e estudar a atuação da igreja católica por meio do MEB, no sentido de contribuição para a construção das concepções de cultura popular em Santarém. A problematização desta pesquisa baseia-se em compreender as concepções de cultura popular que fundamentavam as ações desenvolvidas pelo MEB em Santarém, tendo por referência práticas e discursos dos agentes envolvidos. A pesquisa desenvolveu-se no que consiste a abordagem das análises qualitativas e a história oral, orientada pelo materialismo históricodialético, para elucidar as proposituras das questões abordadas no fenômeno das relações sociais. No tocante aos procedimentos metodológicos da coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, pesquisa de campo e pesquisa iconográfica, direcionada por entrevistas semiestruturadas, ordenadas por formulários com perguntas abertas. Nos discursos dos atores da pesquisa evidenciou-se diferentes concepções de cultura popular, pois na visão dos mesmos a cultura popular é geracional, os hábitos e costumes cultivados pelo homem passa de pai para filho. Esta pesquisa proporcionou um conhecimento específico sobre a relação que se estabeleceu entre o homem do campo e sua cultura, a relação entre o meio ambiente seus espaços de produção oportunizando melhor entendimento da dinâmica entre o meio e sua capacidade de produção. O MEB ajudou o homem do campo na sua formação educacional, a partir da sua necessidade de educar-se para a vida em coletividade, utilizando o rádio para difundir conhecimento e diminuir o índice de analfabetismo existente nas comunidades amazônicas naquele período.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/432
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_OMovimentoDeEducação.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons