Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/459
Título : Física no trânsito: uma abordagem com enfoque ciência, tecnologia e sociedade em Santarém-Pará
metadata.dc.creator: SOARES, Márcio José do Carmo
Palabras clave : Ensino de Física;Enfoque CTS;Ensino por Temas;Trânsito
Fecha de publicación : ago-2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SOARES, Márcio José do Carmo. Física no trânsito: uma abordagem com enfoque ciência, tecnologia e sociedade em Santarém-Pará. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/459. Acesso:
Resumen : The objective of this work is to analyze the application of a regionalised thematic proposal with a Science, Technology and Society (CTS) approach to teaching physics from traffic situations and to identify in what aspects this proposal allows a broader training of students. The proposal of regional themes that supports this work occurs in three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The theme "Physics in traffic - an analysis in the city of Santarém-Pará" allows subjects related to mechanics, to be worked in a contextualized and motivating way for the students. The choice for the theme was motivated by the fact that all of them, directly or indirectly, are part of the transit and can apply physics knowledge to a possible decision making, which is one of the main characteristics of the CTS approach. As educational product didactic texts were elaborated to be worked in the three moments and that prioritize the local context lived by the students (Santarém-Pará), emphasizing problems and real situations found in the transit of the city that allow relations with Physics. These texts were prepared for the 1st grade of regular high school and implemented with a class of this level of education of a public school in Santarém. The implementation of the proposal was based on the three moments and the texts supporting these three moments. As instruments of data collection in the implementation were used: teacher-researcher's logbook, questionnaires answered by the students, recordings and works produced by the participating students. It was sought from the collected data to make a description so that from it could be interpreted the processes based on the methodological references. For the evaluation of the students in groups and individually, some criteria were used that are based on the characteristics of the CTS approach, such as: critical reflections on the presented situations based on data / facts; conducting discussions leading to decision-making; proposition of changes of attitudes and values for themselves and for others from the knowledge acquired with the work. It discusses the challenges presented with the implementation of the proposal in the face of the reality in which it was applied and some guidelines are made to teachers who wish to use the didactic material.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de uma proposta didática temática regionalizada com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para ensinar Física a partir de situações no trânsito e identificar em que aspectos essa proposta possibilita uma formação mais ampla dos estudantes. A proposta de temas regionais que ampara este trabalho ocorre em três etapas: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. O tema “Física no trânsito – uma análise na cidade de Santarém-Pará” permite que assuntos relacionados à Mecânica, sejam trabalhados de forma contextualizada e motivadora para os estudantes. A escolha pelo tema teve como elemento motivador o fato de que todos, de uma forma direta ou indireta, fazem parte do trânsito e podem aplicar conhecimentos de Física para uma possível tomada de decisão, que é uma das principais características da abordagem CTS. Como produto educacional foram elaborados textos didáticos para serem trabalhados nos três momentos e que priorizam o contexto local vivido pelos estudantes (Santarém-Pará), dando ênfase a problemas e situações reais encontradas no trânsito da cidade que permitam relações com a Física. Esses textos foram elaborados para a 1ª série do ensino médio regular e implementado com uma turma desse nível de ensino de uma escola pública de Santarém. A implementação da proposta se deu com base nos três momentos e nos textos de apoio a esses três momentos. Como instrumentos de coleta de dados na implementação foram usados: diário de bordo do professor-pesquisador, questionários respondidos pelos estudantes, gravações e trabalhos produzidos pelos alunos participantes. Buscou-se a partir dos dados coletados fazer uma descrição para que a partir dela fosse possível interpretar os processos com base nas referências metodológicas. Para a avaliação dos estudantes em grupo e individualmente foram utilizados alguns critérios que se amparam nas características do enfoque CTS, tais como: reflexões críticas sobre as situações apresentadas baseadas em dados/fatos; realização de discussões que levem à tomada de decisões; proposição de mudanças de atitudes e valores para si e para os outros a partir dos conhecimentos adquiridos com o trabalho. Discute-se os desafios que se apresentaram com a implementação da proposta diante da realidade em que foi aplicada e são feitas algumas orientações aos professores que pretenderem fazer uso do material didático.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/459
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_FisicanoTransitoumaAbordagem.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons