Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MEIRA FILHO, Damião Pedro-
dc.date.accessioned2021-03-10T05:12:04Z-
dc.date.available2021-03-10T05:12:04Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Edicléia da Frota. Sequência didática multissensorial para o ensino de ondas para alunos deficientes visuais. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460-
dc.description.abstractTeaching for students with special needs is in full swing. process of reconstruction in Brazil. However, meeting the different needs education that students with disabilities still possess is one of the main barriers faced by teachers. In this context, this study aimed to to provide a product of multisensory teaching tools for the teaching of physics, in the subject of waves, to help high school teachers. To create the didactic sequence was taken into account: different categories of disabled logical sequence of the content to be taught, students' parts, critical analysis of the viability of the product as a tool pedagogical 50 teaching resources were made in high relief. This set was applied to four visually impaired students in the Educational Unit Specialist Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) in the municipality of Santarém no. State of Pará. The methods used in the product contributed to the process of teaching / learning, providing appropriate didactics for visually impaired students. In the process of evaluation of the product, on the part of the students the methodology facilitated the understanding of the content addressed, contributing: in facilitating the with the social interaction between the students, which helped a lot in the construction of knowledge; the practical contact, on the part of the visually impaired students, with the content material addressed; use of appropriate material, leading to learning in the discipline of physics; the formation of concepts through the student with the things of the world; the reduction of the gap in the acquisition of visually impaired students, facilitating detail discrimination and delicate finger movements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectMultisensorialidadept_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleSequência didática multissensorial para o ensino de ondas para alunos deficientes visuaispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096467032480230pt_BR
dc.description.resumoO ensino para alunos com necessidades especiais encontra-se em pleno processo de reconstrução no Brasil. Contudo, o atendimento das diferentes necessidades educacionais que os alunos com deficiência possuem ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelos professores. Nesse contexto, este trabalho objetivou disponibilizar um produto de ferramentas didáticas multissensoriais para o ensino de física, no assunto de ondas, para auxiliar professores do ensino médio. Para criação da sequência didática levou-se em consideração: diferentes categorias de deficientes visuais, sequência lógica do conteúdo a ser ministrada, avaliação da aprendizagem por partes dos alunos, análise crítica da viabilidade do produto como ferramenta pedagógica. Foram confeccionados 50 recursos didáticos em alto relevo. Esse conjunto didático foi aplicado a quatro alunos deficientes visuais na Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) no município de Santarém no Estado do Pará. Os métodos utilizados no produto contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem, fornecendo didáticas apropriadas para alunos deficientes visuais. No processo de avaliação do produto, por parte dos discentes a metodologia conduzida facilitou o entendimento do conteúdo abordado, contribuindo: na facilitação da aprendizagem com a interação social entre os estudantes, o que ajudou muito na construção do conhecimento; o contato prático, por parte dos alunos deficientes visuais, com o material do conteúdo abordado; utilização de material adequado, conduzindo a aprendizagem na disciplina de física; a formação de conceitos através do contato do aluno com as coisas do mundo; a diminuição da lacuna na aquisição de informações pelos alunos deficientes visuais, facilitando a discriminação de detalhes e suscitando a realização de movimentos delicados com os dedos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorPEREIRA, Edicléia da Frota-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SquenciaDidaticaMultissensorial.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons