Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460
Título : Sequência didática multissensorial para o ensino de ondas para alunos deficientes visuais
metadata.dc.creator: PEREIRA, Edicléia da Frota
Palabras clave : Deficiência visual;Multisensorialidade;Educação Básica;Ensino de Física
Fecha de publicación : ago-2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : PEREIRA, Edicléia da Frota. Sequência didática multissensorial para o ensino de ondas para alunos deficientes visuais. Orientador: Damião Pedro Meira Filho. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460. Acesso:
Resumen : Teaching for students with special needs is in full swing. process of reconstruction in Brazil. However, meeting the different needs education that students with disabilities still possess is one of the main barriers faced by teachers. In this context, this study aimed to to provide a product of multisensory teaching tools for the teaching of physics, in the subject of waves, to help high school teachers. To create the didactic sequence was taken into account: different categories of disabled logical sequence of the content to be taught, students' parts, critical analysis of the viability of the product as a tool pedagogical 50 teaching resources were made in high relief. This set was applied to four visually impaired students in the Educational Unit Specialist Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) in the municipality of Santarém no. State of Pará. The methods used in the product contributed to the process of teaching / learning, providing appropriate didactics for visually impaired students. In the process of evaluation of the product, on the part of the students the methodology facilitated the understanding of the content addressed, contributing: in facilitating the with the social interaction between the students, which helped a lot in the construction of knowledge; the practical contact, on the part of the visually impaired students, with the content material addressed; use of appropriate material, leading to learning in the discipline of physics; the formation of concepts through the student with the things of the world; the reduction of the gap in the acquisition of visually impaired students, facilitating detail discrimination and delicate finger movements.
metadata.dc.description.resumo: O ensino para alunos com necessidades especiais encontra-se em pleno processo de reconstrução no Brasil. Contudo, o atendimento das diferentes necessidades educacionais que os alunos com deficiência possuem ainda é uma das principais barreiras enfrentadas pelos professores. Nesse contexto, este trabalho objetivou disponibilizar um produto de ferramentas didáticas multissensoriais para o ensino de física, no assunto de ondas, para auxiliar professores do ensino médio. Para criação da sequência didática levou-se em consideração: diferentes categorias de deficientes visuais, sequência lógica do conteúdo a ser ministrada, avaliação da aprendizagem por partes dos alunos, análise crítica da viabilidade do produto como ferramenta pedagógica. Foram confeccionados 50 recursos didáticos em alto relevo. Esse conjunto didático foi aplicado a quatro alunos deficientes visuais na Unidade Educacional Especializada Dr. José Tadeu Duarte Bastos (UEES) no município de Santarém no Estado do Pará. Os métodos utilizados no produto contribuíram para o processo de ensino/aprendizagem, fornecendo didáticas apropriadas para alunos deficientes visuais. No processo de avaliação do produto, por parte dos discentes a metodologia conduzida facilitou o entendimento do conteúdo abordado, contribuindo: na facilitação da aprendizagem com a interação social entre os estudantes, o que ajudou muito na construção do conhecimento; o contato prático, por parte dos alunos deficientes visuais, com o material do conteúdo abordado; utilização de material adequado, conduzindo a aprendizagem na disciplina de física; a formação de conceitos através do contato do aluno com as coisas do mundo; a diminuição da lacuna na aquisição de informações pelos alunos deficientes visuais, facilitando a discriminação de detalhes e suscitando a realização de movimentos delicados com os dedos.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/460
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_SquenciaDidaticaMultissensorial.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons