Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SOUZA, Maria de Fátima Matos de-
dc.date.accessioned2021-03-10T19:19:27Z-
dc.date.available2021-03-10T19:19:27Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Andreia Riker Soares de. O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: o caso de uma escola da rede pública municipal de Santarém-PA. Orientadora: Maria de Fátima Matos de Souza. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/461. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/461-
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Postgraduate Program in Society, Environment and Quality of Life of the Interdisciplinary Training Center of the Federal University of the West of Pará (UFOPA), in the Public Policy, Diversity and Amazonian Development Research Line. The research addresses the confrontation of sexual violence against children and adolescents in a school context. The research is based on the following question: How has the researched school been facing sexual violence against children and adolescents? Based on this problem question, the general objective is to analyze actions developed by the School in the face of sexual violence against children and adolescents. Methodologically, the research is of a qualitative nature, contemplating for this purpose: techniques of documentary analysis and the accomplishment of a semistructured interview with the teachers, pedagogical coordinator and the director of the school. The analysis of the data presented, point out: 1) In the School's Political Project Pedagogical there are no official forecasts of actions to combat sexual violence. 2) The director, educator and teachers do not present specific training regarding the confrontation of sexual violence against children and adolescents. Therefore, they have a notion of the consequences of this form of violence and the importance of denunciation and due notification procedures organs of Protection to the child and to the adolescent. 3) In terms of municipality the Secretariat of Municipal Education of Santarém uses the resource "The restorative circles in the Schools". It is concluded that although the School's Political Pedagogical Project is silent on the subject, the school has been discussing the need for this theme to be based on the school curriculum.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectViolência Sexual - Crianças - Adolescentespt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: o caso de uma escola da rede pública municipal de Santarém-PApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Diversidade e Desenvolvimento Amazônico. A pesquisa aborda o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em contexto escolar. A pesquisa parte do seguinte questionamento: Como a escola pesquisada vem enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes? A partir desta questãoproblema, tem-se como objetivo geral analisar ações desenvolvidas pela Escola no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, contemplando para tanto: técnicas de análise documental e a realização de entrevista semiestruturada com os docentes, coordenador pedagógico e a diretora da escola. A análise dos dados apresentados, apontam: 1) No Projeto Político Pedagógico da escola não há previsões oficiais de ações de enfrentamento à violência sexual. 2) A diretora , pedagogo e docentes não apresentam formação específica quanto ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, logo, há por parte destes a noção das consequências desta forma de violência e da importância da denúncia e dos devidos procedimentos de notificação juntos aos órgãos de Proteção à criança e ao adolescente.3) Em termos de município a Secretaria de Educação Municipal de Santarém utiliza-se do recurso “Os círculos restaurativos nas Escolas”. Conclui-se, que apesar de o Projeto Político Pedagógico da escola ser omisso sobre a temática, a escola vem discutindo a necessidade desse tema ser pautado no currículo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOLÍTICAS PÚBLICAS, DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO-
dc.creatorSOUSA, Andreia Riker Soares de-
dc.publisher.departmentCentro de Formação Interdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Enfrentamentodaviolenciasexual.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons