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Título : Equilíbrio e flutuabilidade das embarcações na Região Amazônica
metadata.dc.creator: CORRÊA, Janylton Josadark Damasceno
Palabras clave : Ensino Através de Temas;CTS;Ensino de Física;Embarcações;Sequência didática
Fecha de publicación : 7-nov-2019
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : CORRÊA, Janylton Josadark Damasceno. Equilíbrio e flutuabilidade das embarcações na Região Amazônica. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/462. Acesso:
Resumen : This paper presents a research that aimed to identify challenges and potentialities that are perceived in the development of a didactic sequence (SD) based on a thematic proposal oriented by the Science, Technology and Society (CTS) approach. Thus, an SD waselaborated that contains a regionalized motivating text with the focus of Santarém-PA, as a proposal to work the theme“Balance and Floatability of Vessels in the Amazon Region”. It is highlighted in this material the contents of hydrostatics (principle of Stevin, Pascal and Archimedes), which had its application in a second grade class from a central public school in Santarém-PA. This is followed by qualitative approach and the steps consisted of bibliographic research, field research with the purpose of collecting information for elaboration of DS, application and analysis of the proposal. For application data collection questionnaires, photographs, video recordings, diaries of researcher's board and work produced by the students. The proposal was developed following the three moments of Physics Teaching through Regional Themes: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. It was observed that the students were motivated and presented a social-critical stance awakening them to the social and environmental impacts that are characteristics expected by the CTS approach. The lessons learned were very satisfactory compared to traditional teaching. Insert one practice, keep students motivated and interested in the topic until the end of the activities and modify the dominant practice of traditional teaching if challenges, however, the potentialities identified as allow the student to observe social and ethical implications linked to technology; acquire a critical and committed posture and relate Physics with their daily life were favorable in the teaching-learning as a proposal that could serve as another teaching tool to assist teachers in class involving the content Hydrostatics.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar desafios e potencialidades que são percebidos no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) que tem como base uma proposta temática regionalizada orientada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, foi elaborada uma SD que contém um texto motivador regionalizado com o enfoque de Santarém-PA, como proposta para se trabalhar o tema “Equilíbrio e Flutuabilidade das embarcações na região Amazônica”. Destaca-se nesse material os conteúdos de Hidrostática (princípio de Stevin, Pascal e Arquimedes), que teve sua aplicação em uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública central de Santarém-PA. Segue-se uma abordagem qualitativa e as etapas consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com a finalidade de coletar informações para elaboração da SD, aplicação e análise da proposta. Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias, gravações de vídeo, diários de bordo do pesquisador e trabalhos produzidos pelos estudantes. A proposta foi desenvolvida seguindo os três momentos do Ensino de Física Através de Temas Regionais: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Observou-se que os estudantes ficaram motivados e apresentaram uma postura crítica-social despertando-os para os impactos socioambientais que são características esperadas pelo enfoque CTS. As aprendizagens adquiridas foram muito satisfatórias se comparadas ao ensino tradicional. Inserir uma prática nova, manter os estudantes motivados e interessados pela temática até o final das atividades e modificar a prática dominante do ensino tradicional se tornaram grandes desafios, porém, as potencialidades identificadas como permitir que o estudante observe implicações sociais e éticas ligadas a tecnologia; adquirir uma postura crítica e comprometida e relacionar a Física com seu cotidiano mostraram-se favoráveis no processo de ensino-aprendizagem como uma proposta que poderá servir como mais um instrumento didático para auxiliar professores nas aulas envolvendo o conteúdo da Hidrostática. Palavras-
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/462
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

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