Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Manoel Roberval Pimente-
dc.date.accessioned2021-03-11T02:29:51Z-
dc.date.available2021-03-11T02:29:51Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationSILVA, Rubem Silvaney Maia da. A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer. Orientador: Manoel Roberval Pimentel Santos. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463-
dc.description.abstractThe teaching of Physics in Brazil has been marked by diverse problems, mainly due to the difficulties of learning and interest on the part of the students, the classes of the discipline Physics still are seen by the students as a tangle of formulas without contextualization with the daily life. In view of this scenario, it is necessary to develop differentiated proposals that allow the exploration of several possibilities of learning in physics teaching, in order to awaken in students a critical sense and interactive learning. E One of the alternatives was to gather information and animations on cancer issues using an Interactive Digital Booklet (LID), where students had concentrated information with animations and simulations. This dissertation discusses the teaching of Physics based on the approach Science, Technology and Society (CTS), leading the students to reflections for the construction of critical sense and production of their points of view regarding the subject matter. The LID was applied in a class of third year of high school and later carried out the analyzes that it was realized the acceptability and learning of the cancer theme and the physical knowledge related to this theme.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLivretopt_BR
dc.subjectInterativopt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleA abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncerpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300989045996152pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem e pela falta de interesse por parte dos alunos. As aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário, observa-se a necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. A partir daí, viu-se uma forma de reunir informações e animações, sobre a temática Câncer, utilizando um Livreto Interativo Digital (LID), em que os alunos tiveram informações concentradas, com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os educandos a reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano, do ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos conhecimentos físicos referente a esta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorSILVA, Rubem Silvaney Maia da-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AbordagemCtsnaAplicacao.pdf15,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons