Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463
Título : A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer
metadata.dc.creator: SILVA, Rubem Silvaney Maia da
Palabras clave : Livreto;Interativo;Digital;CTS;Ensino de Física
Fecha de publicación : sep-2018
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SILVA, Rubem Silvaney Maia da. A abordagem CTS na aplicação de um livreto interativo digital sobre a física da terapia do câncer. Orientador: Manoel Roberval Pimentel Santos. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463. Acesso:
Resumen : The teaching of Physics in Brazil has been marked by diverse problems, mainly due to the difficulties of learning and interest on the part of the students, the classes of the discipline Physics still are seen by the students as a tangle of formulas without contextualization with the daily life. In view of this scenario, it is necessary to develop differentiated proposals that allow the exploration of several possibilities of learning in physics teaching, in order to awaken in students a critical sense and interactive learning. E One of the alternatives was to gather information and animations on cancer issues using an Interactive Digital Booklet (LID), where students had concentrated information with animations and simulations. This dissertation discusses the teaching of Physics based on the approach Science, Technology and Society (CTS), leading the students to reflections for the construction of critical sense and production of their points of view regarding the subject matter. The LID was applied in a class of third year of high school and later carried out the analyzes that it was realized the acceptability and learning of the cancer theme and the physical knowledge related to this theme.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Física no Brasil tem sido marcado por problemas diversos, sobretudo pelas dificuldades de aprendizagem e pela falta de interesse por parte dos alunos. As aulas da disciplina Física ainda são vistas pelos alunos como um emaranhado de fórmulas sem contextualização com o cotidiano. Diante deste cenário, observa-se a necessidade de desenvolver propostas diferenciadas que permitam explorar várias possibilidades de aprendizagem no ensino de Física, de modo a despertar, nos estudantes, o senso crítico e a aprendizagem interativa. A partir daí, viu-se uma forma de reunir informações e animações, sobre a temática Câncer, utilizando um Livreto Interativo Digital (LID), em que os alunos tiveram informações concentradas, com animações e simulações. Esta dissertação discute o ensino de Física pautado na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), conduzindo os educandos a reflexões para a construção de senso crítico e produção de seus pontos de vistas a respeito do tema tratado. O LID foi aplicado em uma turma de terceiro ano, do ensino médio e após realização de análise de materiais produzidos pelos estudantes, percebeu-se a aceitabilidade e aprendizagem da temática e dos conhecimentos físicos referente a esta.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/463
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_AbordagemCtsnaAplicacao.pdf15,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons