Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CABRAL, Alex Freitas de Junior-
dc.date.accessioned2021-03-11T03:26:17Z-
dc.date.available2021-03-11T03:26:17Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationBLANDES, Fábio Sarmento. Uma Proposta do Tema Energia Eólica no Ensino Fundamental II através de Ensino por Investigação. Orientador: Alex Freitas de Junior Cabral. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/468. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/468-
dc.description.abstractThis proposal consists of a didactic guide to support teachers, focused on the theme Wind Energy in Elementary Education II, through Inquiry Teaching. It presents the main concepts about wind and its most important characteristics. In addition, the history of the use of Wind Energy, from the primitive peoples to the present day, is addressed, emphasizing the process of electricity generation. Also, the advantages and disadvantages of using the wind resource as an alternative source of energy were highlighted. This material has a set of four simple experiments, which can be assembled by using easy access resources at a low cost. The work is concluded with the assembly of a small model representing a city supplied by electricity from a wind farm, since the visualization of the object under study is a determining factor in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleUma Proposta do Tema Energia Eólica no Ensino Fundamental II através de Ensino por Investigaçãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8210617671468070pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta consiste em um guia didático de apoio ao professor, voltado para o tema Energia Eólica no Ensino Fundamental II, através de Ensino por Investigação. Nele são apresentados os principais conceitos de vento e as suas mais importantes características. Além disso, é abordada a história do uso da Energia Eólica, desde os povos primitivos até os dias atuais, dando ênfase ao processo de geração de eletricidade. Também são destacadas as vantagens e as desvantagens da utilização do recurso eólico como fonte alternativa de energia. Esse material possui um conjunto de quatro experimentos simples, que podem ser montados utilizando recursos de fácil acesso e baixo valor financeiro. O trabalho encerra-se com a montagem de uma pequena maquete representando uma cidade abastecida por energia elétrica proveniente de uma usina eólica, uma vez que a visualização do objeto em estudo é fator determinante no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorBLANDES, Fábio Sarmento-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_UmaPropostadoTema.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons