Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Título: Utilização do smartphone como instrumento de ensino de física no estudo do movimento
metadata.dc.creator: COSTA, Gledson Gomes da
Palavras-chave: Ensino de Física;Experimentação;Smartphone;Cinemática
Data do documento: 26-Out-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: COSTA, Gledson Gomes da. Utilização do smartphone como instrumento de ensino de física no estudo do movimento. Orientador: Rodolfo Maduro Almeida. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/470. Acesso:
Abstract: In the middle of an era of technical-scientific innovation, there are innumerable pedagogical opportunities related to the technological resources available for the teaching-learning process. The smartphone as a didactic strategy was the resource chosen because it is a portable resource, widespread among high school youth, and also used almost always improperly during classes, which has caused problems for many teachers. Thus, it was demonstrated that there are ways to use this tool with enormous didactic potential in Physics teaching, in order to present in a practical way some concepts, to promote a more interactive learning, as well as to show the evolution of a traditional education based only on transmission of knowledge to an innovative model that stimulates reflection and critical thinking in the student. Thus, through the experimentation, with the use of the smartphone, we sought to verify laws and theories of physical kinematics, facilitate learning and understanding and application of concepts related to uniform movement (MU) and uniformly varied movement (MUV). The objective of this work is to develop a methodological proposal for the teaching of the movements with the use of application in the smartphone as a tool for teaching content for the first year of high school. A bibliographic research was carried out initially, complemented by a field survey at a school in the state school of Santarém, state of Pará. The materials used were smastphones, Microsoft platform (Excel), Google Earth program, for data collection of data and subsequent presentation. The results showed that the students had a significant improvement in the level of learning after the practical activities, there was an excellent interactivity between the students and the teacher. Therefore, we suggest other studies to be carried out to carry out a more in-depth investigation regarding the use of these portable devices during physics classes and who knows in other subjects.
Resumo: Em meio a uma época de inovação técnico-científica são observadas inúmeras oportunidades pedagógicas relacionadas aos recursos tecnológicos disponíveis para o processo de ensino aprendizagem. O smartphone como estratégia didática foi o recurso escolhido por ser um recurso portátil, bastante difundido entre os jovens do ensino médio, e por ser também utilizado quase sempre de forma imprópria durante as aulas, o que tem causado transtornos para muitos professores. Sendo assim, foi demonstrado que existem maneiras de se utilizar esta ferramenta de enorme potencial didático no ensino de Física, de forma a apresentar de maneira prática alguns conceitos, promover uma aprendizagem mais interativa, bem como mostrar a evolução de uma educação tradicional baseada apenas na transmissão de conhecimento para um modelo inovador que estimule no aluno a reflexão e o pensamento crítico. Assim, por meio da experimentação, com o uso do smartphone, buscou-se verificar leis e teorias da Cinemática física, facilitar a aprendizagem e compreensão e aplicação de conceitos relacionados ao movimento uniforme (MU) e ao movimento uniformemente variado (MUV). O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de movimento com o uso de aplicativo no smartphone como ferramenta de ensino de conteúdos para o primeiro ano do Ensino Médio. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino do Município de Santarém, estado do Pará. Os materiais utilizados foram aparelho smartphone, plataforma da Microsoft (Excel), programa Google Earth, para a coleta de dados e posterior apresentação. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos tiveram uma significativa melhoria no nível de aprendizado após as atividades práticas, houve uma ótima interatividade entre os alunos e o professor. Sendo assim, sugere-se outros estudos a serrem realizados para poder realizar uma investigação mais aprofundada em relação à utilização desses aparelhos portáteis durante as aulas de física e quem sabe em outras matérias.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_UtilizacaodoSmartphonecomoInstrumento.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons