Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BERNARDO, Edivaldo da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-17T17:04:05Z-
dc.date.available2021-03-17T17:04:05Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationCARDOSO, Josiane Sousa. Artífices do dizer, caminhos que levam a ler:a cultura da contação de narrativas orais amazônicas. Orientador: Edivaldo da Silva Bernardo. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/488. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/488-
dc.description.abstractThere is, in the Amazon, the tradition of socially telling stories. Out of the everyday and the Amazonian imaginary, these narratives share experiences and educate. Given this, to recognize them was fundamental to make significant the realization of this study, which sought to reflect on the importance of narratives of oral tradition amazon in the acquisition and in the interrelationship of knowledge. Its pedagogical action was developed with seventh grade students of municipal elementary Felipe Patroni School II, of municipal public school, in the city of Óbidos / PA. Based on a methodology directed to teaching, it involved the participation of students and teacher in a practice that facilitated reflection on the pedagogical action of the classroom, which enabled the teacher to be also a researcher. Thus, it was possible to open paths to literary art, in addition to other learning with orality. The result shows a propitious proposal for the teaching of literature because it leads the student to read and improve their oral skills, in addition to getting him to write. Significant reasons to be developed in all grades / years of elementary education II. Its effectiveness counted on the pedagogical suggestions of BUSATTO (2003) and SOLÉ (1998). The authors of this paper are ZUMTHOR (2010,2014), LOUREIRO (1995; 2000), LARAIA (2001) BENJAMIN (1987), MOREIRA (1960), SIMÕES (2000; BRITTO (2015a-b) MACHADO (2002), among others, helped us to make the theoretical course on Amazonian culture, oral tradition of narrative and reading. Therefore, a study that is prepared to be also source of inspiration for other proposals with the oral narratives of the Amazonian culture.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCultura Amazônicapt_BR
dc.subjectNarrativas oraispt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleArtífices do dizer, caminhos que levam a ler:a cultura da contação de narrativas orais amazônicaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoHá, na Amazônia, a tradição de socialmente contar histórias. Provindas do cotidiano e do imaginário amazônico, essas narrativas compartilham experiências e educam. Diante disso, reconhecê-las foi fundamental para tornar significativa a realização desse estudo, que visou refletir sobre a importância das narrativas de tradição oral amazônica na aquisição e na inter-relação de saberes. Sua ação pedagógica foi desenvolvida com alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Patroni, na cidade de Óbidos/ PA. A partir de uma metodologia direcionada ao ensino, envolveu a participação de alunos e professora numa prática que oportunizou a reflexão sobre a ação pedagógica de sala de aula, o que possibilitou à professora ser também uma pesquisadora. Assim, permitiu-se abrir caminhos para a arte literária, além de outras aprendizagens com a oralidade. O resultado mostra uma proposta propícia para o ensino de literatura, porque leva o discente a ler e aprimorar suas habilidades orais, além de levá-lo a escrever. Razões significativas para ser desenvolvida em todas as séries/anos do ensino fundamental II. Sua efetivação contou com as sugestões pedagógicas de BUSATTO (2003) e SOLÉ (1998). E autores como ZUMTHOR (2010,2014) LOUREIRO (1995; 2000), LARAIA (2001) BENJAMIN (1987), MOREIRA (1960), SIMÕES (2000; 2003), BRITTO (2015a-b), MACHADO (2002) entre outros, ajudaram-nos a fazer o percurso teórico sobre cultura amazônica, tradição oral da contação de narrativas e leitura. Portanto, um estudo que se dispõe a ser também fonte de inspiração para outras propostas com as narrativas orais da cultura amazônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCARDOSO, Josiane Sousa-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ArtificesdoDizerCaminhos.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons