Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia-
dc.date.accessioned2021-03-17T17:07:18Z-
dc.date.available2021-03-17T17:07:18Z-
dc.date.issued2020-06-18-
dc.identifier.citationSARDINHA, Eliana Patrícia Santos. Atividades didáticas integradas em ensino de gêneros: uma perspectiva dialógica da linguagem no ensino fundamental Santarém - PA 2020. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/490. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/490-
dc.description.abstractThis work aims to investigate how Integrated Teaching Activities (reading, writing, speaking, linguistic reflection) can resize the practice of teaching gender in Portuguese language, in elementary school, taking in account that these didactic actions can contribute to dynamize the student’s discursive capacity, go beyond the classroom context and gain a social dimension from the perspective of literacy. The theoretical bases that support this work are based on the theoretical assumptions of Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch and Elias (2009a, 2009b), Bakhtin (2006, 2010 to 2010b, 2016a, 2016b, 2017) and Moura (2016, 2017, 2018). For the authors, language is a constant process of interaction mediated by dialogue and not just as an autonomous system. The Integrated Teaching Activities, in the way that they implement their methodologies, contribute to the students’ autonomy in relation to production and understanding of genders and their training, as a responsive citizen. The corpus in analysis consists of oral and written texts by a group of thirty students from 6th grade from São Raimundo Nonato Elementary and Secondary School, a public/ affiliated (philanthropic) school located in Aldeia neighborhood, in Santarém- Pará, with texts used by the class teacher. The activities developed, with the theme of the oil moringa, were described and analyzed, considering the genres reportage, interview, agricultural calendar, reports, comments, and ticket, putting into practice the proposal with the dialogical perspective of language in elementary level. The results of this research show that the studied genres collaborate effectively to the students study with more properly and autonomy the language and with possible social actions that will change their realities.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectADIspt_BR
dc.subjectAtividades didáticas integradaspt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.titleAtividades didáticas integradas em ensino de gêneros: uma perspectiva dialógica da linguagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746460491134040pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar de que forma as Atividades Didáticas Integradas (leitura, escrita, oralidade, reflexão linguística) podem redimensionar a prática de ensino de gêneros na língua portuguesa, no ensino fundamental, levando em consideração que estas ações didáticas podem contribuir para dinamizar a capacidade discursiva dos alunos, extrapolar o contexto da sala de aula e ganhar uma dimensão social na perspectiva do letramento. As bases teóricas que respaldam esse trabalho estão fundamentadas nos pressupostos de Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a, 2009 b), Bakhtin (2006, 2010 a 2010b, 2016a, 2016b, 2017) e Moura (2016, 2017, 2018). Para os autores, a linguagem é um constante processo de interação mediado pelo diálogo e não apenas como sistema autônomo. As Atividades Didáticas Integradas, da forma que efetivam suas metodologias, contribuem para a autonomia do aluno em relação à produção e compreensão dos gêneros e a sua formação, enquanto sujeito responsivo. O corpus em análise, consta de textos orais e escritos de uma turma de trinta alunos do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Raimundo Nonato, escola pública/conveniada, localizada no bairro da Aldeia, em Santarém-Pará, bem como textos utilizados pela professora da turma. As atividades desenvolvidas, tendo como tema a moringa oleífera, foram descritas e analisadas, considerando os gêneros reportagem, entrevista, calendário agrícola, relatos, comentários e bilhete, colocando em prática dessa forma a proposta com a perspectiva dialógica da linguagem no ensino fundamental. Os resultados desta pesquisa, evidenciam que os gêneros estudados colaboram efetivamente para que os alunos estudem com mais propriedade e autonomia a língua e com possíveis ações sociais que modificarão suas realidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.creatorSARDINHA, Eliana Patrícia Santos-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AtividadesDidaticasIntegradasE.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons