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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-20T19:41:05Z | - |
dc.date.available | 2021-03-20T19:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nirlanda Figueiredo da. O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.title | O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018 | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação – PME (BRASIL, 2007) e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (BRASIL, 2009). Teve por objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no período de 2016 a 2018. É um estudo realizado por meio de análise bibliográfica e documental. A pesquisa está embasada nas reflexões Cavaliere (2014) e Gadotti (2009) acerca de educação integral; em relação aos conceitos de política, consideramos os estudos Höfling (2001). Verificou-se, a partir da leitura das dissertações, que o PME e o ProEMI são evidenciados como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verifica-se que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que, a região Oeste do Pará contém especificidades, tais como, as dificuldades de deslocamento para algumas áreas e precariedade na estrutura física das escolas; fatores que devem ser considerados. Tendo em vista esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que, os envolvidos não têm clareza de suas concepções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Nirlanda Figueiredo da | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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