Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MORAIS, Andrei Santos de-
dc.date.accessioned2021-03-22T13:37:22Z-
dc.date.available2021-03-22T13:37:22Z-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationMORAIS JÚNIOR, Luiz Carlos. Hipertexto: o link como recurso didático nas estratégias de leitura. Orientador: Andrei Santos de Morais. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/510. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/510-
dc.description.abstractThis dissertation, requested by Profletras (Professional Master's Program in Literature), is inserted in the research line Reading, Writing and Teaching of Portuguese Language, from a socio-interactionist perspective, focusing on reading strategies in the digital context. Firstly, a bibliographic research was carried out to support the design of the intervention project, carried out with students from the EJA (Youth and Adult Education Program) of the school called Vai Quem Quer, located in the rural area of Monte Alegre, in the state of Pará The general objective of the project that resulted in this dissertation was, based on the analysis of an intervention project focused on links as constituent elements of reading strategies, the feasibility of inserting the hypertext as a didactic reading support in the scope of Portuguese Language teaching . The genre selected for the strategic reading process was the lyrics, in which links were developed with the objective of providing readers with information that added to the previous knowledge they already had about the proposed theme, so that the reader could reach an understanding more meaningful in your process as a reader. In addition to the hypertexts, conventional texts were provided, the printed ones, that dialogued with the hypertexts in a way that complemented for the expansion of information. For this development, the research was anchored in Koch (2011,2012), Solé (1998), Colomé & Camps (2002) with regard to reading strategies, Bakhtin (1997), on language theory; Xavier (2009) and Marcuschi (2004) in studies directed to hypertext; Gomes (2011) in the didatização of the links and Lévy (1999) in what refers to the collective intelligence, among others. As a result, the research proved to be positive in the sense of linkage for specific purposes, in the informative case.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLinkspt_BR
dc.subjectleitorespt_BR
dc.titleHipertexto: o link como recurso didático nas estratégias de leiturapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322781588861459pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, solicitada pelo Profletras (Programa Profissional de Mestrado em Letras), está inserida na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva sociointeracionista, com foco nas estratégias de leitura no contexto digital. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica que subsidiou a esquematização do projeto de intervenção, realizado com alunos da EJA (programa de Educação de Jovens e Adultos) da escola denominada Vai Quem Quer, situada na zona rural, município de Monte Alegre, no estado do Pará. O objetivo geral do projeto que resultou nesta dissertação foi, a partir da análise de um projeto interventivo com foco nos links como elementos constituintes de estratégias de leitura, a viabilidade de inserir o hipertexto como suporte didático de leitura no âmbito do ensino de Língua Portuguesa. O gênero selecionado para o processo estratégicos de leitura foi a letra de música, nesta foram desenvolvidos links com o objetivo de proporcionar aos leitores informações que somassem aos conhecimentos prévios que já possuíam sobre a temática proposta, para que, assim, o leitor alcançasse uma compreensão mais significativa no seu processo como leitor. Além dos hipertextos, foram proporcionados textos convencionais, os impressos, que dialogaram com os hipertextos de forma que complementaram para a expansão de informação. Para tal desenvolvimento, a pesquisa se ancorou em Koch (2011,2012), Solé (1998), Colomé&Camps (2002) no que tange às estratégias de leitura, Bakhtin (1997), sobre teoria da linguagem; Xavier (2009) e Marcuschi (2004) nos estudos direcionados ao hipertexto; Gomes (2011) na didatização dos links e Lévy (1999) no que se refere à inteligência coletiva, entre outros. Como resultado, a pesquisa, se mostrou positiva no sentido de didatização dos links para fins específicos, no caso informativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCIBERCULTURA E ENSINO DE LÍNGUApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.creatorMORAIS JÚNIOR, Luiz Carlos-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_HpertextooLinkComo.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons