Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MOURA, Heliud Luis Maia-
dc.date.accessioned2021-03-24T15:02:51Z-
dc.date.available2021-03-24T15:02:51Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationCOELHO, Rosiane Maria da Silva.Projeto com Atividades Didáticas Integradas (ADIs): uma proposta para o ensino de língua portuguesa. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/521-
dc.description.abstractThe need to train subjects who make use of the Portuguese language in a reflexive, creative, critical and conscious way, be it in the oral modality or in the writing is not only fundamental. It is, above all, urgent. We need to increase students' knowledge about the language with which they communicate with each other, so that they can act with criticality in the most diverse interactive situations and in different social spaces. Therefore, Portuguese language teaching should not be limited to formal prescriptivism, in which the text is used solely and exclusively to analyze linguistic elements, because by acting according to this conception of teaching, we will be canceling the possibilities, above of everything, to form subject-citizens. In addition, the present study has the main objective of analyzing the extent to which teaching from the use of discursive genres through an organized project with Integrated Didactic Activities (ADIs) of reading, orality, writing and linguistic reflection collaborate to extend the learners on the language (act). The study was developed with students of a project of acceleration paraense denominated MUNDIAR (Elementary School), in a state public school, in the city of Santarém. The methodology used was research - participatory, in which there is the possibility of reflection on the practice itself in the classroom in order to reconstruct it. The research is based on the theoretical postulates of BAKHTIN (2014, 2016,2017) and on studies of researchers such as MARCUSHI, KLEIMAN, ROJO, ANTUNES, GERALDI (1997, 2003, 2012), MOURA (2017) among others who consider language (act) as social, historical and cognitive activity. From the analysis of the data, the importance of the discursive genre as an object of teaching was verified, as well as the pedagogical mediation with a project organized with the use of Integrated Didactic Activities, because from the proposed activities, the students constructed new knowledge in orality, reading, written production and linguistic analysis, because they participated in interactive situations of real use of the language.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAtividades Didáticas Integradaspt_BR
dc.subjectADIspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleProjeto com Atividades Didáticas Integradas (ADIs): uma proposta para o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1516961158586507pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de formar sujeitos que façam uso da língua portuguesa de forma reflexiva, criativa, crítica e consciente, seja na modalidade oral, seja na escrita não é apenas fundamental. É, sobretudo urgente. Precisamos ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre a língua com a qual se comunicam com o outro, para, assim atuarem com criticidade, nas mais diversas situações interativas e em diferentes espaços sociais. Por isso, o ensino de Língua Portuguesa não deve limitar-se ao prescritivismo formal, em que, se utiliza o texto para única e, exclusivamente, realizar análise de elementos linguísticos, porque atuando segundo essa concepção de ensino, estaremos anulando as possibilidades, acima de tudo, de formar sujeitos-cidadãos. Para além disso, a presente pesquisa tem como objetivo precípuo, analisar em que medida o ensino a partir do uso dos gêneros discursivos através de um projeto organizado com Atividades Didáticas Integradas (ADIs) de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística colabora para ampliar as aprendizagens dos educandos sobre a língua(gem). O estudo foi desenvolvido com alunos de um projeto de aceleração paraense denominado MUNDIAR (Ensino Fundamental), em uma escola pública estadual, na cidade de Santarém. A metodologia utilizada foi a pesquisa - participativa, em que há a possibilidade de reflexão sobre a própria prática em sala de aula a fim de reconstruí-la. A pesquisa pauta-se nas postulações teóricas de BAKHTIN (2014, 2016, 2017) e em estudos de pesquisadores como MARCUSHI, KLEIMAN, ROJO, ANTUNES, GERALDI (1997, 2003, 2012), MOURA (2017) entre outros que consideram a língua(gem) como atividade cognitiva, social, histórica. Verificou-se, a partir da análise dos dados, a importância do gênero discursivo como objeto de ensino, assim como, a da mediação pedagógica com um projeto organizado com a utilização de Atividades Didáticas Integradas, pois a partir das atividades propostas, os estudantes construíram novos conhecimentos em relação à oralidade, à leitura, à produção escrita e à análise linguística, porque participaram efetivamente de situações interativas de uso real da língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.creatorCOELHO, Rosiane Maria da Silva-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ProjetocomAtividadesDidaticas.pdf8,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons