Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/535
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Zair Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-10T17:45:50Z | - |
dc.date.available | 2021-04-10T17:45:50Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luanna Cardoso. Leitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiuns. Orientador: Zair Henrique Santos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/535 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/535 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.title | Leitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiuns | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, e tem o objetivo de investigar como a circulação de leitura se manifesta, e se ocorre de modo participativo ou não, entre os cidadãos de uma comunidade indígena. A pesquisa é continuação de um trabalho iniciado em 2016, que objetivava investigar os desafios e as possibilidades de instituir uma biblioteca na aldeia Nova Vista. Com a implantação e funcionamento da biblioteca, tornou-se necessário compreender os efeitos e transformações sociais produzidos por meio das novas dimensões culturais inseridas através deste espaço na aldeia. Para que fosse efetivada a circulação e movimentação do material que a biblioteca dispõe, foi proposto um plano de intervenção elaborado pela pesquisadora, professores e algumas lideranças, com a duração de um ano. A proposta consistiu nas seguintes atividades de leitura: rodas de leitura, leitura pública, mostra literária, exposição de vídeos de literatura, palestras e oficinas para professores, intercâmbio entre aldeias, entre outras. Para compreender toda essa relação da leitura com as pessoas da aldeia, utiliza-se como método investigativo a pesquisa-ação com base em Franco (2005;2010;2016), a qual, através da coletividade, busca transformar determinada realidade escolar e social utilizando as espirais cíclicas: planejamento; ação; reflexão, que possibilitam uma reformulação das ações sempre que necessário, analisando o objeto e o processo da pesquisa continuamente. Como base teórica, são utilizados: Adorno (2005); Britto (2003, 2015a, 2015b); Candido (2011); Mészáros (2008); Saviani e Duarte (2010). Os resultados demonstram que há significativa circulação de leitura e livros na aldeia desde a organização da biblioteca; as ações de leitura contribuem para o aperfeiçoamento da leitura dos estudantes. Entretanto, a adesão dos professores é parcial quanto ações para além das previstas; a participação da comunidade é tímida e indireta, em suma, as pessoas da comunidade ainda não assumem a biblioteca na sua totalidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Luanna Cardoso | - |
dc.publisher.department | Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_LeituraeFormaçãoContribuições.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License