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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Zair Henrique-
dc.date.accessioned2021-04-10T17:45:50Z-
dc.date.available2021-04-10T17:45:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luanna Cardoso. Leitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiuns. Orientador: Zair Henrique Santos. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/535pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/535-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.titleLeitura e formação: contribuições da biblioteca no rio Arapiunspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, e tem o objetivo de investigar como a circulação de leitura se manifesta, e se ocorre de modo participativo ou não, entre os cidadãos de uma comunidade indígena. A pesquisa é continuação de um trabalho iniciado em 2016, que objetivava investigar os desafios e as possibilidades de instituir uma biblioteca na aldeia Nova Vista. Com a implantação e funcionamento da biblioteca, tornou-se necessário compreender os efeitos e transformações sociais produzidos por meio das novas dimensões culturais inseridas através deste espaço na aldeia. Para que fosse efetivada a circulação e movimentação do material que a biblioteca dispõe, foi proposto um plano de intervenção elaborado pela pesquisadora, professores e algumas lideranças, com a duração de um ano. A proposta consistiu nas seguintes atividades de leitura: rodas de leitura, leitura pública, mostra literária, exposição de vídeos de literatura, palestras e oficinas para professores, intercâmbio entre aldeias, entre outras. Para compreender toda essa relação da leitura com as pessoas da aldeia, utiliza-se como método investigativo a pesquisa-ação com base em Franco (2005;2010;2016), a qual, através da coletividade, busca transformar determinada realidade escolar e social utilizando as espirais cíclicas: planejamento; ação; reflexão, que possibilitam uma reformulação das ações sempre que necessário, analisando o objeto e o processo da pesquisa continuamente. Como base teórica, são utilizados: Adorno (2005); Britto (2003, 2015a, 2015b); Candido (2011); Mészáros (2008); Saviani e Duarte (2010). Os resultados demonstram que há significativa circulação de leitura e livros na aldeia desde a organização da biblioteca; as ações de leitura contribuem para o aperfeiçoamento da leitura dos estudantes. Entretanto, a adesão dos professores é parcial quanto ações para além das previstas; a participação da comunidade é tímida e indireta, em suma, as pessoas da comunidade ainda não assumem a biblioteca na sua totalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Luanna Cardoso-
dc.publisher.departmentPró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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