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dc.contributor.advisor1XAVIER, Aldenize Ruela Xavier-
dc.date.accessioned2021-04-13T20:21:57Z-
dc.date.available2021-04-13T20:21:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBRELAZ, Roniel de Lima. O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós Graduação em Matemática Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/546. Acesso:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/546-
dc.description.abstractTeaching mathematics using traditional methods in a computeriz ed society became a chore for the teacher , mainly because the influence of education informatiza tion is an irreversible reality . This reality is forcing professionals to rethink about their practice . Change in the attitude of the teacher in relation to traditional teaching became inevitable with the arrival of the computer labs in schools . Therefore, this paper aims to stimulate the math teacher to use educational software t o complement the content taught , facilitating the teaching learning process and making lessons more attractive , creating an environment conducive to educati on that today's society demands . But because of the difficulty of the teacher to implement this ne w technology in the school environment, this work also shows the importance of the use of educational software for teaching mathematics, presents a proposal to the procedures that should be adopted to contribute effectiv ely in implementing the program , fac ilitating learning of the content taught . The proposal was based on what Grando (2000 ) in his doctoral thesis called "Moments of the game" and this work called "Moments of the process which is used Geogebra to show in detail the steps that should be ado pted in software application , so that the teacher understands the importance of the computer in the teaching learning process . But to actually verify that the methodology was effective, the proposal was applied in the 7th grade class and the results were p resented in tabular form. Through the results and testimonials of the students it was concluded that the proposal is satisfactory.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleO conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1856857371406225pt_BR
dc.description.resumoEnsinar matemática utilizando métodos tradicionais em uma sociedade informatizada tornou se uma tarefa árdua para o professor, principalmente porque a influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Tal realidade vem obrigando os profissionais a repensarem sobre sua prática pedagógica. Mudanças na postura do professo r em relação ao ensino tradicional tornaram se inevitáveis com a chegada dos laboratórios de informática nas escolas. Por isso, este trabalho tem como propósito estimular o professor de matemática a utilizar software educativo para complementar o conteúdo ensinado, facilitar o processo ensino aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas, criando um ambiente propício para a educação que a sociedade atual exige. Mas, devido a dificuldade do professor em implementar essa nova tecnologia no ambiente escolar, este trabalho, além de mostrar a importância da utilização de software educacional para o ensino da matemática, apresenta uma proposta metodológica com os procedimentos que devem ser adotados para contribuir com eficiência na aplicação do programa, facilitando a aprendizagem do conteúdo ensinado. A proposta foi baseada no que Grando (2000) em sua tese de doutorado chamou de “Momentos de jogo" e neste trabalho denominado “Momentos do processo”, no qual é utilizado o Geogebra para mostrar de forma detalhada os passos que devem ser adotados na aplicação do software, de maneira que o professor compreenda a importância do computado no processo ensino aprendizagem. Mas, para verificar se realmente a metodologia era eficiente, a proposta foi aplicada em turma de 7ª série e os resultados foram apresentados em forma de tabela. Através dos resultados e depoimentos dos alunos foi possível concluir que a proposta apresenta resultados satisfatórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATASpt_BR
dc.creatorBRELAZ, Roniel de Lima-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
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