Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRITTO, Luiz Percival Leme-
dc.date.accessioned2021-04-23T03:08:29Z-
dc.date.available2021-04-23T03:08:29Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.identifier.citationCARDOSO, Juçara dos Santos. Bibliotecas escolares: uma cartografia. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/557. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/557-
dc.description.abstractBased on the prevalent conceptions of library and school education, which indicate that the integration of these spaces within the institutions and their inclusion in the educational process collaborate for the teaching-learning of knowledges that transcend common sense and anchor in the critical and questionable sense of scientific culture, with significant role in the intellectual formation of students. Under this logic, this work aims to produce the cartography of the school libraries of the state education network of the municipality of Santarém, so as to verify how they are inserted in this discourse, analyzing the possibilities and difficulties of their contribution to the students ' intellectual training. The methodology used includes biographical revision and conceptual study on reading, training, omnilateral formation and school library and visit in locus to collect data, iconographic documentation and conversation with the person in charge of the library (Those who act direct them or those who, in the absence of the directors, have authority over them). The results point out that from the universe of 30 schools, 25 have a space to function as a library. And five have good conditions of use, twelve reasonable, seven have precarious conditions and one has no conditions of use. Regard to the book collection, they all have reasonable collections and receive books from the FNDE (textbooks, the teacher, literature and dictionaries). Except for four schools, all received collections and furnishings of the project Alvorada in 2001. As for the operation, fourteen have busy professionals, in different shifts, and none of the schools attend the three shifts. However, it is possible to observe that the dynamics of functioning of the libraries we searched, in most cases, are restricted to loan and return of books activities. In the coming of the visits, it was possible to notice in some libraries the presence of students in search of literature books. The analysis points out that, while there is a relative awareness of the contribution of this space to the intellectual formation of pupils and in the schools space and reasonable collections for the library to function, the absence of supervision, appreciation and professionals have resulted in the loss of value and functionality of these spaces, and consequently, a limitation in the learning of the student.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Parápt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleBibliotecas Escolares: uma cartografiapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710246887261690pt_BR
dc.description.resumoAs concepções predominantes de biblioteca e formação escolar, que indicam que a integração desses espaços dentro das instituições e sua inclusão no processo educativo colaboram para o ensino-aprendizagem de saberes que transcendem o senso-comum e se ancoram no senso crítico e questionador da cultura científica, com papel significativo na formação intelectual dos estudantes. Sob esta lógica, este trabalho tem como objetivo produzir a cartografia das bibliotecas escolares da rede estadual de ensino do município de Santarém, de modo verificar como elas se inserem nesse discurso, analisando as possibilidades e dificuldades da sua contribuição na for-mação intelectual dos alunos. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica e estudo conceitual sobre leitura, formação, formação omnilateral e biblioteca escolar e visita in locu, com levantamento de acervo, documentação iconográfica e conversa com o responsável pela biblioteca (fossem os que atuam diretamente nelas, fossem os que, na ausência daqueles, têm autoridade sobre elas). Os resultados apontam que de universo de 30 escolas, 25 dispõem de espaço destinado a funcionar como biblioteca, sendo que cinco apresentam boas condições de uso, doze razoáveis, sete apresentam condições precárias e uma não apresenta condições de uso. No que tange ao acervo, todas possuem acervos razoáveis e recebem livros do FNDE (livros didáticos, do professor, de literatura e dicionários). À exceção a quatro escolas, todas receberam acervos e mobiliário do projeto Alvorada em 2001. Quanto ao funcionamento, quatorze têm profissionais lotados, em turnos diferentes e apenas duas escolas atende aos três turnos. No entanto, é possível observar que a dinâmica de funcionamento das bibliotecas pesquisadas, na maioria dos casos, se restringe a atividades de empréstimo e devolução de livros. No decorre das visitas, foi possível notar, em algumas bibliotecas, a presença de alunos em busca de livros de literatura. A análise aponta que, embora haja relativa consciência da contribuição desse espaço à formação intelectual dos alunos e tenha nas escolas espaço e acervos razoáveis para que a biblioteca funcione, a ausência de fiscalização, de valorização e de profissionais têm resultado na perda de valor e funcionalidade desses espaços e, consequentemente, ocasionado limitação no aprendizado do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIASpt_BR
dc.creatorCARDOSO, Juçara dos Santos-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_BibliotecasEscolaresUma.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons