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Título : Programa saúde na escola: práticas e percepções em escolas no município de Santarém
metadata.dc.creator: MENEZES, Augusto Valter Freitas de
Palabras clave : .Saúde do Escolar;Promoção da saúde;Políticas de educação e saúde
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MENEZES, Augusto Valter Freitas de. Programa saúde na escola: práticas e percepções em escolas no município de Santarém. Orientador: Maria de Fátima Matos de Souza. 2021. 102f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/565
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação se insere no universo dos debates e reflexões acerca das políticas públicas de Educação e Saúde, considerando a escola como o cenário onde as ações de saúde acontecem. O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído por Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, na perspectiva de ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública. O PSE em Santarém iniciou em 2010, com 13 unidades de saúde e 16 escolas, quando o município fez adesão ao Programa. Atualmente o município possui 146 Escolas e 84 equipes de atenção básica, participando do PSE. O estudo tem como objetivo geral analisar como a coordenação pedagógica e os diretores percebem a contribuição do Programa Saúde na Escola para a promoção da Saúde em escolas no município de Santarém – Pará. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, dividida em duas fases, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, para a revisão da literatura, depois a fase empírica, que teve como lócus da pesquisa quatro (4) escolas da rede pública que participam do PSE, sendo três escolas municipais e uma escola estadual, que estão localizadas em bairros que apresentam uma maior vulnerabilidade social, os participantes foram: (3) diretores de escolas da rede pública municipal, (2) coordenadores pedagógicos e (1) ex-coordenador geral do PSE. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário e pesquisa documental. A análise dos dados foi feita a partir da triangulação dos dados bibliográficos, verbais e documentais, que possibilitou conhecer como os coordenadores pedagógicos e diretores percebem as ações desenvolvidas pelo PSE, que as ações intersetoriais não estão incluídas na elaboração do PPP das escolas, que os participantes apontaram as ações como vacinações, palestras e consultas, incluindo as avaliações de saúde, apresentaram os melhores resultados, que as intervenções do PSE possibilitam formas, para alguns a única, de acesso ao serviço de saúde, que falta recursos para desenvolver as atividades, que as ações contribuem para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos educandos. Esses resultados levaram a conclusões que, embora exista uma falta de conhecimento de alguns profissionais acerca do PSE, as ações intersetoriais acontecem, mas que há limitações no processo de implementação do Programa. E que as ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, mesmo apresentando diversas fragilidades.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/565
Aparece en las colecciones: Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

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