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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo-
dc.date.accessioned2021-07-21T15:08:20Z-
dc.date.available2021-07-21T15:08:20Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationXABREGAS, Quézia Fragoso. Novas tecnologias! novas crianças! novas professoras! o desafio do prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia Brasileira. Orientador: Tania Suely Azevedo Brasileiro. 2015. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/597pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/597-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleNovas tecnologias! novas crianças! novas professoras! o desafio do prouca para a inclusão digital da educação infantil na Amazônia Brasileirapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO mundo tem vivenciado uma revolução tecnológica e a sociedade está cada vez mais exigente quanto ao conhecimento e uso de tecnologias digitais. Com as políticas educacionais de inclusão digital, novas tecnologias chegaram ao espaço escolar, e desafiam professores (as) a refletirem e utilizarem as NTIC em sua prática pedagógica, a fim de acompanharem esses avanços. Diante dessa realidade, a questão norteadora da pesquisa é: Quais os desafios de infraestrutura, pedagógicos e humanos vividos na prática pedagógica das professoras, com a inclusão digital das crianças de 5 anos de idade, por meio da inserção do laptop Uca? A partir disso, o objetivo do estudo foi analisar os desafios de infraestrutura, pedagógicos e humanos na prática pedagógica das professoras, a partir da inclusão digital das crianças de 5 anos de idade, mediante a introdução do laptop do PROUCA. Realizou-se a investigação durante o ano de 2015, por meio da pesquisa colaborativa, com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e entrevista semiestruturada. Utilizamos a triangulação na análise dos dados. Participaram da pesquisa as três professoras das crianças de 5 anos de idade, pré-escolar II, e a professora-coordenadora do PROUCA da escola. O lócus da pesquisa foi a escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodegard Gausepohl, no bairro do Uruará, em Santarém-PA. A base teórica utilizada apoiou-se nos autores Brasileiro (2002, 2008, 2009), Brasileiro, Amaral e Velanga (2008), Castells (2000), Costa (2011), Fleishemann (2001), Ibiapina (2007, 2008), Kenski (2003, 2007, 2013, 2014), Libâneo (2003), Ostetto (2008), Palfrey e Gasser (2011), Pinto (2005), Sales (2007), Veen e Wrakking (2011), entre outros. Constatou-se com os resultados do estudo que apesar das limitações na infraestrutura física e lógica da escola, foi possível contemplar o pré-escolar II no PROUCA, fazendo as devidas adequações no planejamento escolar institucional. Em relação às questões didáticas pedagógicas, não há no Projeto Político Pedagógico da escola propostas para trabalhar as NTIC, na primeira infância, e a única ação de inclusão digital para as crianças de 5 anos, é a frequência no LABIN uma vez por semana. Sobre os recursos humanos, a falta de formação continuada para as professoras atuarem com/no PROUCA é o principal desafio na inserção do programa nessa faixa etária. Com isso, a fim de colaborarmos com a prática pedagógica das professoras, foi criado e instalado o Grupo de Formação Reflexiva (GFR) na escola. Verificou-se, também, na investigação que as partícipes são favoráveis ao uso das NTIC, na prática pedagógica da Educação infantil, pois entenderam a importância das crianças vivenciarem experiências com novas tecnologias. Diante disso, foi feita inserção do laptop Uca no pré-escolar II, evidenciado nos encontros colaborativos. Assim, a pesquisa revelou a necessidade da efetivação e da criação de novas políticas públicas, com condições estruturais, pedagógicas e humanas para a inclusão digital das crianças e das (os) professores (as) a partir da primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorXABREGAS, Quézia Fragoso-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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