Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/599
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | COLARES, Anselmo Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T16:07:03Z | - |
dc.date.available | 2021-07-21T16:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rosana Ramos de. Educação e diversidade: interfaces e desafios na formação de professores para a escola de tempo integral. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/599 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/599 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação em Tempo Integral | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.title | Educação e diversidade: interfaces e desafios na formação de professores para a escola de tempo integral | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação em tempo integral está prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), no Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2011), e sua concretização enquanto Política Nacional deu-se a partir do Programa Mais Educação. O atual PNE (2014- 2024) propõe metas que intensificam as ações destinadas a ampliação do número de escolas em tempo integral. No estado do Amazonas a escola de tempo integral agrega um universo cultural complexo de raça, etnia, gênero, religião e orientação sexual. O público alvo são as populações consideradas vulneráveis. Face a essas questões, a pesquisa objetivou verificar as interfaces e os desafios presentes em uma escola de tempo integral no município de Parintins/AM, considerando a formação que os docentes recebem para atuar com a diversidade. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se levantamento e estudo da literatura sobre a educação em tempo integral, formação docente, e diversidade; análise de documentos elaborados e divulgados pelo MEC, Seduc/AM e Ceti/Parintins referentes à estrutura, organização e execução da proposta de educação em tempo integral no âmbito nacional e local; entrevistas semiestruturadas com a gestora e o coordenador pedagógico da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino em Parintins, a fim de compreender como ocorre a elaboração e o planejamento da formação docente, e entrevistas com professores do Ensino Médio para verificar se estes participaram de processos formativos referentes à diversidade. Constatou-se que os professores não receberam formação para trabalhar com os diversos coletivos sociais presentes na escola, localizada em área urbana, mas que recebe também alunos oriundos da zona rural. A formação direcionada à diversidade recebida por estes professores é pontual: as ações de formação concretizadas no âmbito da rede estadual centram-se na melhoria da prática pedagógica, a fim de melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações em larga escala. Com isso se questiona a concepção de integralidade assumida, que deveria pautar-se no reconhecimento, dignidade e transformação social dos estudantes, e não apenas prolongar o tempo de permanência do estudante na escola – mesmo que isto oportunize treinamento para provas e concursos – uma vez que a política de educação de tempo integral como vem sendo concretizada, não visa romper com as desigualdades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Rosana Ramos de | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação (Mestrado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_EducaçãoeDiversidadesInterface.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons