Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Doriedson Alves de-
dc.date.accessioned2022-04-01T13:36:14Z-
dc.date.available2022-04-01T13:36:14Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Irley Monteiro. Metodologias ativas: sala de aula invertida em turmas do ensino superior. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/630-
dc.description.abstractThis dissertation researched on the active methodology Inverted Classroom, from the English Flipped Classroom, in an applied way in a Virtual Learning Environment (VLE) used as an element of support to the Programming Logic discipline in a higher education class of an Institution of Private Education in the city of Santarém-Pará. The problem of this study applies to the intention of investigating whether the application of the emerging method combined with the resources of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), using computers and mobile devices, the Internet, corroborate for the improvement in the quality of teaching and learning. We understand that with the evolution of TDIC it does not necessarily contribute to the improvement of these processes, as they are linked to the methodologies used. The research analyzes the active methodologies asinformal dimensions of education supported by the resources of digital information and communication technology, based on the use of specific VLE, the Classroom of the North American company GOOGLE ®, based on the analysis of the methodology, associated with the use of the platform.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subject. AVApt_BR
dc.subjectEducação e qualidadept_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pesquisou sobre a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, do inglês Flipped Classroom, de modo aplicado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizado como elemento de apoio à disciplina de Lógica de Programação, em uma turma de ensino superior de uma Instituição de Ensino Privado da cidade de Santarém-Pará. A problemática deste estudo aplica-se na intenção de investigar se a aplicação do método emergente combinada aos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), usando computadores e dispositivos móveis, a Internet, corroboram para a melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem. Entendemos que a evolução das TDIC não necessariamente contribui para a melhoria desses processos, pois estão atreladas às metodologias utilizadas. A pesquisa analisa as metodologias ativas como dimensões informais da educação apoiada pelos recursos da TDIC, a partir do uso de AVA específico, o Sala de Aula (Classroom) da empresa Norte Americana GOOGLE ®, fundamentado na análise da metodologia, associado ao uso da plataforma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFormação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazôniapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação na Amazôniapt_BR
dc.creatorARAÚJO, Irley Monteiro-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MetodologiasAtivasSala.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons