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dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Tania Sueley Azevedo-
dc.date.accessioned2022-04-01T18:30:21Z-
dc.date.available2022-04-01T18:30:21Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Girlane Aires. Radiografia dos egressos PPGE/Ufopa (2015-2019): subsídios para elaboração de proposta de modelo de sistema de acompanhamento institucional. Orientadora: Tania Suely Azevedo Brasileiro. 2021. 257f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/636-
dc.description.abstractThe research addresses the monitoring of graduates from the period 2015 to 2019, in the Graduate Program in Education at the Federal University of Western Pará, through a mapping of information about the contributions and impacts resulting from this training for the professional trajectory based on ethical and humanistic principles based on Paulo Freire (1987; 1996; 2010) and Edgar Morin (2000; 2003; 2005), in order to obtain subsidies for developing a proposal for a model of institutional monitoring system. The methodology used is qualitative in nature, with case study characteristics, and quantitative methods, as it employs quantification both in the collection of information and in their treatment through statistical techniques. To this end, we sought the analysis of CAPES documents regarding the PNPGs and UFOPA's Institutional Evaluation Report, as well as the documental analysis of the egresses obtained by the Program's secretariat, résumés from the Lattes Platform, and through the questionnaire applied by the PPGE's egress monitoring commission, sent by e-mail to 129 egresses from the course in the period between March and August of 2020. Of these 129 e-mails sent, 89 returns were obtained, making up the study sample, adopting Bardin's content analysis for data treatment (2011). The results reveal the highest predominance of egresses being female (77%), and age between 30 and 49 years (80%). In terms of academic background, the data indicate that the majority comes from the area of Education (78%), and that 84% had already taken a Specialization course prior to the Master's degree. Of the respondents, (49%) had worked as teachers before entering the graduate program, and to follow an academic and research career was the main reason for entering the PPGE. However, (81%) of the graduates, state that the knowledge acquired was very satisfactory for their professional formation, with "Human Formation" and "Integral Formation" as a highlight and announce that the impacts on social insertion were positive, through the formation, for the Amazonian educational environment. It is hoped that this study will contribute to an important aspect of the evaluation of Stricto Sensu post-graduation courses in education, which is to foster updated information from its graduates in order to compose evaluation subsidies to guarantee the quality of this continuing education in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistema de acompanhamento de egressospt_BR
dc.subjectImpactos na formaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação CAPESpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleRADIOGRAFIA DOS EGRESSOS PPGE/UFOPA (2015-2019): subsídios para elaboração de proposta de modelo de sistema de acompanhamento institucional.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda o acompanhamento dos egressos do período de 2015 a 2019, no Programa de pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará, através de um mapeamento das informações sobre as contribuições e os impactos decorrentes desta formação para a trajetória profissional com base a princípios éticos e humanísticos fundamentados em Paulo Freire (1987; 1996; 2010) e Edgar Morin (2000; 2003; 2005), com vistas a obter subsídios para elaboração de proposta de um modelo de sistema de acompanhamento institucional. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, e métodos quantitativos, por empregar a quantificação tanto na coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas. Para tal, buscou-se a análise dos documentos da CAPES quanto aos PNPGs e Relatório de Avaliação Institucional da UFOPA, assim como análise documental dos egressos obtidos pela secretaria do Programa, Currículo da Plataforma Lattes e através do questionário aplicado pela comissão de acompanhamento de egressos do PPGE enviado por e-mail aos 1291 egressos do curso no período de março a agosto de 2020. Destes 129 e-mails enviados, obteve-se 89 retornos compondo a amostra do estudo, adotandose para o tratamento dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam a maior predominância dos egressos sendo do gênero feminino (77%), e faixa etária entre 30 a 49 anos (80%). Em se tratando da formação acadêmica, os dados apontam que a maioria vem da área da Educação (78%), e que 84% já haviam cursado Especialização antes do Mestrado. Dos respondentes, (49%) atuavam como professores antes de ingressarem no programa de pósgraduação, e seguir carreira acadêmica e de pesquisa foi o principal motivo para o ingresso no PPGE. No entanto, (81%) dos egressos, afirmam que os conhecimentos adquiridos foram muito satisfatórios para a formação profissional tendo a “Formação Humana” e “Integral” como um destaque, e anunciam que os impactos na inserção social foram positivos, através da formação, para o meio educacional amazônico. Espera-se que esse estudo contribua para um importante aspecto da avaliação dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em educação, que é o de fomentar informações atualizadas de seus egressos de forma a compor subsídios de avaliação para garantir a qualidade dessa formação continuada no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFormação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazôniapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação na Amazôniapt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Girlane Aires-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
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