Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1QUARESMA, Edilan de Sant'Ana-
dc.date.accessioned2022-04-04T13:00:18Z-
dc.date.available2022-04-04T13:00:18Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationMAIA, Roberto Elison Souza. Análise da eficiência técnica de Cursos de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. Orientador: Edilan de Sant'Ana Quaresma. 2021. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/641-
dc.description.abstractThe internal institutional evaluation of Higher Education Institutions, within the context of the National System for Evaluation of Higher Education (Sinaes), in addition to certification, is carried out in order to improve, through self-knowledge, the quality of higher education and the expansion of its supply. As a complementary way to the self-assessment process presented by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), the challenge of the research proposed here is to measure the relative technical efficiency of undergraduate courses at the Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), through the Data Envelopment Analysis, also known as DEA, considering variables of inputs (investments) and outputs (results) provided and generated, respectively, for and by the courses. The DEA methodology was applied to evaluate 20 undergraduate courses offered at the headquarters of Ufopa, with institutional data from the year 2017, using 3 variables of inputs (investments) and 3 variables of products (results). An in-depth discussion was made about four fundamental elements, namely: the role of the so-called "Evaluating State", from which comes the public policies that guide the evaluation process of higher education in Brazil; the influence of Neoliberalism in the Brazilian education structure; the perspective of internal evaluation of undergraduate courses; and the methodology of Data Envelopment Analysis as an additional or alternative technique, able to evaluate the performance of undergraduate courses. The Siad software was used to process the data and determine the efficiencies of the courses evaluated through the application of the results-oriented BCC model (called outputs in the literature). It was concluded that the use of the DEA methodology proved promising for the composition of management strategies for undergraduate courses, since the relative technical efficiency of the selected units was assessed and a course correction was proposed for those units that did not reach the model's efficiency frontier.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEstado Avaliadorpt_BR
dc.subjectAnálise Envoltória de Dadospt_BR
dc.titleANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPApt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA avaliação Institucional interna de Instituições de Ensino Superior, inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-Sinaes, para além da certificação, é realizada com a finalidade de melhorar, por meio do autoconhecimento, a qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. Como forma complementar ao processo de autoavaliação apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep, o desafio da pesquisa aqui proposta é mensurar a eficiência técnica relativa de cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, por meio da Análise Envoltória de Dados, também conhecida como Data Envelopment Analysis (DEA), considerando variáveis de insumos (investimentos) e de produto (resultados) fornecidos e gerados, respectivamente, para e pelos cursos. Aplicou-se a metodologia DEA para avaliação de 20 cursos de graduação ofertados na sede da Ufopa, com dados institucionais do ano de 2017, utilizando-se 3 variáveis de insumos (investimentos) e 3 variáveis de produtos (resultados). Fez-se uma discussão aprofundada sobre quatro elementos fundamentais, quais sejam: o papel do chamado “Estado Avaliador”, do qual partem as políticas públicas que norteiam o processo avaliativo do ensino superior no Brasil; a influência do Neoliberalismo na estrutura da educação brasileira; a perspectiva da avaliação interna de cursos de graduação; e a metodologia da Análise Envoltória de Dados como uma técnica adicional, ou alternativa, capaz de avaliar o desempenho de cursos de graduação. O Software Siad foi utilizado para o processamento dos dados e a apuração das eficiências dos cursos avaliados por meio da aplicação do modelo BCC orientado aos resultados (chamados na literatura de outputs). Concluiu-se que o uso da metodologia DEA mostrou-se promissor para a composição de estratégias de gestão para cursos de graduação, uma vez que se aferiu a eficiência técnica relativa das unidades selecionadas e propôs-se a correção de rumos daquelas unidades que não alcançaram a fronteira de eficiência do modelo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUfopapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHistória, Política e Gestão Educacional na Amazôniapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação na Amazôniapt_BR
dc.creatorMAIA, Roberto Elison Souza-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnalisedaEficienciaTecnica.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons