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Título: Sustentabilidade em uma universidade no contexto da Amazônia Brasileira: histórico, percepções, indicadores e avaliação
metadata.dc.creator: LOPES, Jacqueline Bailão da Silva
Palavras-chave: Universidade Sustentável;Desenvolvimento Sustentável;Ensino público superior;Ufopa
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LOPES, Jacqueline LOPES da Silva. Sustentabilidade em uma universidade no contexto da Amazônia Brasileira: histórico, percepções, indicadores e avaliação. Orientador: Thiago Almeida Vieira. 2021. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Abstract: Universities, faced with the new sustainability paradigm, are spaces that encourage change and make development models for society. Thus, the concept of higher education institutions (HEIs) that incorporate sustainable practices and habits in their policy and management has become a strong desire of these institutions, thus, there is a growth in several studies on sustainability in university environments. However, given the social, economic and physical-biotic specificities of each country and within a single country, as in Brazil, the configurations and performance of the sustainability tripod must be applied within a reality, whose sustainable development (SD) is subject local and/or regional specificity. From a regional perspective, should one reflect on what a Sustainable University (US) should be like, which can reflect the socio-environmental and economic context of the Brazilian Amazon region? Thus, the objective of this thesis is to identify and analyze the aspects, practices, indicators, and criteria that may be more relevant to the design of a HU in the region, based on the case study of a federal public university located in the interior of the Brazilian Amazon. For this, methodological procedures were used, which culminated in the composition of four articles: the first is a comprehensive review of the literature that verified and analyzed the world events that drove and started the conceptual model of SU, this influence in Brazil and implications in the HEIs of Amazon; the second identified sustainable practices at Ufopa and verified the internal community's perception of them; the third extracted indicators from Ufopa, obtaining its position in a global sustainability ranking and its position, of an experimental nature, in the national context; and the fourth presents an analysis of the strategic role of Ufopa's sustainability plan, through the Strategic Environmental Assessment (SEA) approach. The main results obtained show that: Ufopa performs sustainable practices and has an institutional commitment to the DS, but configured itself in a more distant position in a global sustainability classifier; the academic community seeks to promote ecological, socio-cultural processes and participatory dialogues; Ufopa's sustainability management must meet criteria and strategic actions aimed at Governance/Policies, Teaching/Research/Extension, People and Operational Management
Resumo: As universidades, frente ao novo paradigma da sustentabilidade, são espaços que estimulam mudanças e produzem modelos de desenvolvimento para a sociedade. Desse modo, o conceito de instituições de ensino superior (IES) que incorpore as práticas e hábitos sustentáveis em sua política e gestão tornou-se um forte anseio dessas instituições, assim, observa-se o crescimento de diversos estudos acerca da sustentabilidade nos ambientes universitários. Entretanto, diante das especificidades sociais, econômicas e físico-bióticas de cada país e dentro de um único país, como no Brasil, as configurações e desempenho do tripé da sustentabilidade deve ser aplicado dentro de uma realidade, cujo desenvolvimento sustentável (DS) está sujeito a especificidade locais e/ou regional. Em uma perspectiva regional, deve-se refletir sobre como deve ser uma Universidade Sustentável (US) que possa refletir o contexto socioambiental e econômico da região Amazônica brasileira? Assim, o objetivo desta tese é identificar e analisar os aspectos, as práticas, os indicadores e os critérios que possam ser mais relevantes ao delineamento de uma US na região, a partir do estudo de caso de uma universidade pública federal localizada no interior da Amazônia brasileira. Para isso, foram utilizados procedimentos metodológicos que culminou na composição de quatro artigos: o primeiro é uma revisão ampla de literatura que verificou e analisou os eventos mundiais que impulsionaram e deram início ao modelo conceitual de US, essa influência no Brasil e implicações nas IES da Amazônia; o segundo identificou as práticas sustentáveis na Ufopa e verificou a percepção da comunidade interna quanto a elas; o terceiro extraiu indicadores na Ufopa, obtendo a posição desta em um ranking global de sustentabilidade e a sua posição, de caráter experimental, no contexto nacional; e o quarto traz uma análise do papel estratégico do plano de sustentabilidade da Ufopa, por meio da abordagem da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Os principais resultados obtidos mostram que: a Ufopa realiza práticas sustentáveis e possui compromisso institucional com o DS, mas configurou-se em posição mais afastada em um classificador de sustentabilidade global; a comunidade interna acadêmica, busca promover os processos ecológicos, socioculturais e diálogos participativos; a gestão para a sustentabilidade da Ufopa deve atender critérios e ações estratégicas voltados à Governança/Políticas, Ensino/Pesquisa/Extensão, Gestão de Pessoas e Operacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/667
Aparece nas coleções:Teses em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Doutorado)

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