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dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Claudir-
dc.date.accessioned2022-06-01T23:31:17Z-
dc.date.available2022-06-01T23:31:17Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationROCHA NETO, José. Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética. 2022. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/672 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/672-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics has presented over the years some problems of coher ence, empathy, understanding, applicability, among others, becoming the target of ex ecution, research, interventions and proposals in order to try to solve such problems. In this sense, one of the possibilities for study and intervention in working with mathe matics in formal education is to know the students' prior knowledge before starting specific activities of a given year/grade in order to have a parameter of how the student is being received and thus being able to plan the most important actions that meet your real needs. In this context, this work sought to conduct a survey on prior knowledge of the Decimal Numbering System and the four fundamental operations of arithmetic, not aiming to identify the main problems related to understanding the issues and thus plan ning actions for the necessary teaching process as soon as achieve more learning results that enable the improvement of the mathematics learning process. Thus, qual itative research was started with 6th grade students in a public school in Vitória do Xingu-PA. For this, a study was carried out on the data obtained through applied ques tions, highlighting not only the analysis of the solutions but also the difficulties encoun tered in this process, so that it was specifically sought to know, describe and analyze this prior knowledge, aiming to have a parameter of how students are leaving the 5th year and entering the 6th year of elementary school, considering the differences be tween the two levels of education. Thus, it was detected, in general terms, that the students showed several difficulties in understanding and using the topic under study as a result of several factors, mainly because they are unaware of fundamental ele ments related to this knowledge, which requires an intervention that permeates the diagnosis, of teachers and the applicability of this knowledge through innovative meth odologies and use of concrete materials.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentos Préviospt_BR
dc.subjectSistema de Numeração Decimalpt_BR
dc.subjectQuatro Operaçõespt_BR
dc.titleOs conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritméticapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720400945028047pt_BR
dc.description.resumoO ensino da matemática tem apresentado ao longo dos anos alguns problemas de coerência, de empatia, de compreensão, de aplicabilidade, dentre outros, tornando se alvo de discussões, de pesquisas, de intervenções e de proposições no sentido de tentar solucionar tais problemas. Nesse sentido, uma das possibilidades de estudo e intervenção quanto ao trabalho com a matemática na educação formal é conhecer os conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar as atividades específicas de determinado ano/série para se ter um parâmetro de como se está recebendo o aluno e, assim, poder planejar ações mais significativas que atendam às suas reais necessidades. Neste contexto, este trabalho buscou realizar uma sondagem sobre os conhecimentos prévios do Sistema de Numeração Decimal e das quatro operações fundamentais da aritmética, no intuito de identificar os principais problemas relacionados a compreensão dos assuntos e assim planejar ações para o processo de ensino visando assim alcançar resultados mais significativos que possibilitem a melhora do processo aprendizagem da matemática. Dessa forma, iniciou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com alunos de 6º ano em uma escola pública do município de Vitória do Xingu-PA. Para isso, foi feito um estudo sobre os dados obtidos por meio de questões aplicadas, destacando não só a análise das resoluções como também as dificuldades encontradas nesse processo, de modo em que buscou-se especificamente conhecer, descrever e analisar esses conhecimentos prévios, almejando ter um parâmetro de como os estudantes estão saindo do 5º ano e entrando no 6º ano do ensino fundamental, considerando as diferenças entre os dois níveis de ensino. Assim, detectou-se em linhas gerais que os estudantes demostraram diversas dificuldades na compreensão e utilização do tema em estudo em consequência de diversos fatores, principalmente por desconhecerem elementos fundamentais, relacionados a este saber, o que requer uma intervenção que perpassa pelo diagnóstico, formação de professores e pela aplicabilidade desses saberes por meio de metodologias inovadoras e uso de materiais concretos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorROCHA NETO, José-
dc.publisher.departmentINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt_BR
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